• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela oferece curso de massagem “Shantala”

Todas as famílias com crianças menores de dois anos estão convidadas para o curso.

Foto: Divulgação/PMI

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realiza o curso de massagem “Shantala”, com a enfermeira e educadora perinatal Karina de Souza Ballario, para a população. A ação ocorre na próxima terça-feira (26), a partir das 14h, na Unidade Básica de Saúde da Armação, na região Norte.

Segundo informou a Secretaria de Saúde, todas as famílias com crianças menores de dois anos estão convidadas para o curso.

A massagem

Shantala é uma técnica de massagem indiana que favorece o relaxamento do bebê, ajuda a aliviar desconfortos físicos e, além de vários benefícios, fortalece o vínculo entre pais e bebês.

Segundo o ensinamento tradicional, a técnica indiana pode ser aplicada nos bebês a partir do primeiro mês de vida. Alguns pediatras, no entanto, afirmam que a massagem é recomendada desde os primeiros dias do recém-nascido, em razão dos benefícios que ela traz.

Confira os cinco principais benefícios que a massagem traz para o bebê:

1. Os toques, que abrangem todo o corpo do bebê, trabalham as regiões do corpo: peito, barriga, costas, pernas, braços e rosto. A criança fica mais tranquila e menos chorosa e dá menos trabalho na troca de fraldas e durante as refeições. O relaxamento também contribui para o alívio das cólicas e garante um sono tranquilo.

2. A massagem no peito melhora a respiração porque expande a caixa torácica. Os movimentos na barriga auxiliam o funcionamento do intestino e do estômago. A própria posição em que o bebê fica, de costas, estimula a coluna vertebral, e a movimentação de braços, mãos, pernas e pés facilita o desenvolvimento da musculatura e o aprendizado de abrir e fechar, pegar e soltar.

3. A shantala ainda traz a consciência corporal. A criança ganha mais noção de espaço e dos limites do seu corpo, se movimenta melhor.

4. A maior abertura no contato com outras pessoas é mais uma vantagem. Tendo esse contato físico de amor com os pais, a criança tende a se tornar mais receptiva ao toque em geral e a ter mais facilidade para se relacionar.

5. Bebês que nasceram de cesárea, que não receberam a massagem original ao passar pelo canal da vagina, podem se beneficiar muito dos movimentos da shantala.

Serviço

A UBS Armação fica na avenida Perimetral Norte, nº 4.900, no bairro da Armação.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.