• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Após reforma, Entreposto de Pesca do Porto Novo, em Caraguatatuba, recebe Alvará Sanitário

Em 2016, a última vistoria realizada pela Vigilância Sanitária apontou irregularidades como cubas antigas e quebradas, pisos inadequados e a falta do Curso de Manipulação de Alimentos aos associados.

Foto: Divulgação/PMC

Há muitos anos a Assopazca (Associação de Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguatatuba) tenta regularizar a licença de funcionamento sanitário do Entreposto de Pesca do Porto Novo, mas este ano, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, o espaço foi reformado e o Alvará Sanitário concedido pela Vigilância Sanitária (VS) do município.

Em 2016, a última vistoria realizada pela VS apontou irregularidades como cubas antigas e quebradas, pisos inadequados e a falta do Curso de Manipulação de Alimentos aos associados. A Assopazca abriu um processo junto a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca solicitando apoio com as adequações do espaço e curso para obtenção do Alvará Sanitário.

As obras foram realizadas no final do ano passado, onde foram instaladas novas cubas de inox, novos pisos e azulejos, troca de portas, pintura interna e externa, revisão elétrica e hidráulica e piso em concreto na parte externa. Além disso, todos os pescadores associados participaram do curso de atualização em Manipulação de Alimentos, garantindo a obtenção do alvará.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, a reforma beneficia os pescadores e proporciona mais segurança sanitária aos clientes. “Agora eles estão trabalhando com mais conforto em um ambiente adequado e seguindo as normas da vigilância sanitária. Esse Alvará é uma conquista importante a todos os pescadores artesanais que trabalham no entreposto”, destacou.

#PraCegoVer: Imagem da área externa do box com pia e cubas de inox, mármore ao lado da pia utilizado para limpar o pescado. Na parede estão perdurados utensílios domésticos como uma colher, três facas e tesouras. - Foto: Luis Gava/PMC

#PraCegoVer: Imagem mostra um freezer e diversas caixas de isopor. O destaque é o piso novo, na cor bege, instalado com a reforma do entreposto. - Foto: Luis Gava/PMC

Entreposto de Pesca do Camaroeiro

O prédio do Entreposto de Pesca do Camaroeiro também irá receber uma obra de revitalização, que está prevista para iniciar logo após o carnaval.

O novo espaço terá um layout mais aconchegante e agradável, com uma cobertura maior para atender os pescadores e consumidores, melhor disposição dos boxes e melhorias na câmara fria, gerando grande impacto positivo no âmbito comercial e sanitário no espaço.

A obra contempla reforço estrutural (fundações e pilares); substituição total da cobertura atual por cobertura metálica termoacústica, apoiada em estrutura metálica galvanizada a fogo; execução de cobertura central que unirá os blocos; substituição de todo revestimento e piso cerâmico dos boxes; execução de alvenaria na parte posterior dos boxes, criando despensas para guarda de isopores e utensílios de pesca; substituição das portas e esquadrias de madeira por esquadrias de alumínio e aço galvanizado; substituição da bancada em granito dos boxes de processamento de camarão; instalação de pista refrigerada nos boxes de venda de pescados; execução de cisterna em alvenaria para captação d’água da chuva e utilização da mesma na lavagem da área externa do entreposto; revisão de toda elétrica e hidráulica dos boxes e blocos que compõem o entreposto, assim como a adequação às necessidades dos mesmos; revisão e execução de novo sistema de esgoto conforme projeto; execução de pavimentação (externa) em concreto polido e serrado; além da execução de paisagismo com a introdução de árvores nativas e arbustos ornamentais. A reforma contempla uma área coberta de 754,28m², pavimentação em 1.095,61m², totalizando 1.849,89m².

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.