- G1 Sul do Rio e Costa Verde
Perigo: museus de Paraty funcionam sem licença dos bombeiros
Museu de Arte Sacra e Museu do Forte Defensor Perpétuo ficam no Centro Histórico e não têm documento de segurança.

Após seis meses do incêndio que destruiu grande parte do Museu Nacional do Rio de Janeiro, dois museus de Paraty continuam na mesma situação: sem licença do Corpo de Bombeiros.
O Museu de Arte Sacra e o Museu do Forte Defensor Perpétuo ficam no Centro Histórico e não têm o documento de segurança. Segundo o administrador dos dois museus, Julio Dantas, o pedido para conseguir essa autorização já foi feito. Para conseguir essa licença, são necessárias a realização de obras e algumas mudanças.
O administrador informou ainda que a licitação foi feita e o processo já está avançado, mas ainda não há nenhum prazo estabelecido. Um plano de emergência foi criado pra garantir a segurança do acervo e dos visitantes.
Sobre os museus
O Museu de Arte Sacra funciona na Igreja de Santa Rita, cartão-postal do município. O local possui um acervo de peças de barro, madeira e metal dos séculos XVII ao XX. Muitas das peças podem ser vistas pelas ruas do Centro Histórico em festividades católicas.
O Museu do Forte Perpétuo faz parte de uma construção de 1793. Em 1822, após a crise econômica, ele foi reconstruído e recebeu o nome atual em homenagem a Dom Pedro I.