• Vanessa Vantine, G1 Vale do Paraíba e região

Suspeito de pilotar aviões do tráfico internacional é preso em operação da PF em Caraguá

Ao todo foram 28 prisões e 11 aeronaves apreendidas em 88 mandados de busca cumpridos. Em dois anos, quadrilha transportou ao menos nove toneladas de cocaína.

PF realiza operação contra o tráfico internacional de drogas — Foto: Divulgação

Um homem foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (21) em Caraguatatuba suspeito de pilotar aviões do tráfico internacional de drogas. Além dele, outras 27 pessoas foram presas na operação contra uma quadrilha especializada em transportar drogas da Colômbia e da Venezuela para Brasil, Estados Unidos e Europa.

Ele foi preso em uma casa no Jardim Gaivotas e levado para a sede da PF, em São Sebastião. De acordo com a investigação da polícia, ele atuava como um dos pilotos da quadrilha e a suspeita é que ele faria parte do núcleo de logística, cuidando de operações para transporte e distribuição da droga, como o plano de voo das aeronaves.

Entre 2017 e 2018 a quadrilha transportou mais de nove toneladas de cocaína em 23 vôos – o suspeito estaria à frente de viagens para a Venezuela e para o Suriname, por exemplo. Em uma delas, teria voltado ao Brasil com US$ 130 mil. A investigação aponta que ele lavava esse dinheiro comprando imóveis e embarcações no litoral norte.

“Nós também conseguimos localizar e apreender no Suriname um submarino feito justamente para transportar a droga até a costa da África”, disse o delegado da Polícia Federal, Marcelo Botelho. Apreensão relatada nesta quinta aconteceu em fevereiro do ano passado com ajuda da polícia antiterrorismo do Suriname.

Rota da droga — Foto: Wagner Magalhães/G1

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.