top of page
  • G1 Vale do Paraíba e Região

Chorume vaza do aterro sanitário e atinge ruas em Ilhabela

Mecanismo de segurança do tanque de armazenamento do líquido cedeu após falha em válvula da estrutura. Cetesb informou no domingo (24) que não houve dano ambiental.

Acúmulo de resíduos de lixo vaza em Ilhabela — Foto: Cleison Goms/Arquivo Pessoal

Um incidente na válvula de um tanque de armazenamento de chorume - que é o líquido tóxico acumulado em resíduos de lixo - provocou vazamento da substância do aterro, em Ilhabela, na tarde deste sábado (23). Segundo a Defesa Civil e a Cetesb, não houve dano ambiental. O local, no Água Branca, estava limpo no começo da noite.

O problema começou quando a válvula de registro, usada para fazer a limpeza do tanque, rompeu. Por causa disso, o líquido começou a vazar dentro de um dique de contenção, que é um mecanismo de segurança para eventuais falhas na válvula.

Porém, essa contenção construída em 2008 não suportou a pressão e cedeu. O volume de chorume que vazou não foi contabilizada até a publicação desta reportagem.

Caminhões limpa-fossa e um caminhão-pipa fizeram a limpeza das ruas Pedro Vieira e Leonildo Clementino Barbosa, por onde o chorume escoou. A prefeitura informou que apesar do chorume ser tóxico e poluidor, não há risco aos moradores.

Impacto

O mar ou mananciais não haviam sido atingidos na análise preliminar da Defesa Civil. Porém, um pequeno volume chegou à galeria de águas pluviais e foi drenado por caminhões limpa-fossa, segundo a prefeitura.

A ocorrência foi registrada na delegacia e a polícia deve investigar se o vazamento foi provocado por ação humana ou pelo desgaste dos materiais do tanque. O aterro é municipal.

A Sabesp forneceu à prefeitura agentes químicos para neutralizar os efeitos negativos do chorume que vazou.

Monitoramento

A Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb) informou no começo da tarde de domingo (24) que monitorou a área do acidente e não constatou nenhum dano ambiental em curso d'água ou área de vegetação.

A agência informou também que vai avaliar a partir do início da semana, as providências administrativas cabíveis.

Prefeitura

A Prefeitura de Ilhabela informou, em nota, que a Polícia Científica esteve no local, nesta segunda-feira (25), para investigar a avaria nas peças da válvula de esgotamento do reservatório de chorume.

Ainda segundo a prefeitura, o mecanismo funcionava normalmente alguns dias antes, com retirada regular do produto na terça-feira (19).

A prefeitura também disponibilizou à Policia Civil, responsável pela investigação, todas as informações de segurança do local e imediações, inclusive comentários e entrevistas recentes sobre o saneamento básico no arquipélago.

Vazamento ocorreu de aterro municipal — Foto: Cleison Goms/Arquivo Pessoal

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page