• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Ilhabela adquire material didático e pedagógico preparatório para melhoria do Ideb

A avaliação é aplicada para os alunos de quinto e nono anos do ensino fundamental.

Foto: Divulgação/PMI

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, adquiriu recentemente material didático e pedagógico para o desenvolvimento dos alunos nas competências nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, para a melhoria do Ideb no município. O projeto foi apresentado na segunda-feira (25), e terça-feira (26), na Biblioteca e Videoteca Municipal “Prefeita Nilce Signorini”, para os professores da rede municipal.

O “Aprova Brasil” é um Projeto de intervenção direcionada, que trata de forma específica as habilidades e competências avaliadas em exames nacionais (Prova Brasil, Provinha Brasil e ANA). “No último ano, conseguimos elevar os Índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira). Um dos itens responsáveis por esse aumento são as formações ofertadas aos docentes da rede municipal. E agora incluímos o material pedagógico para trabalharmos com os alunos, também focados nessas avaliações tão importantes”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Na apresentação os professores tiveram a oportunidade de conhecer o material e tirar dúvidas. “Nesse primeiro momento estamos mostrando os benefícios do projeto para os docentes, que além de dar o apoio didático, otimiza a coleta dos resultados com painel de indicadores gerais do Aprova Brasil em toda a rede municipal, os percentuais de acerto dos estudantes em cada simulado, os resultados detalhados para cada descritor e visualização das questões e o desempenho geral das turmas e individual dos alunos”, explicou a secretária adjunta de Educação, Ana Paula dos Santos.

O principal objetivo da pasta é elevar a qualidade do ensino municipal. “Nossa intenção é que os alunos realmente desenvolvam e realmente tenham domínio das competências leitora e matemática, e conquistem bons resultados nas avaliações externas e demais exames”, finalizou Ana Paula.

Sobre a Prova Brasil

De acordo com o site do MEC, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir das informações do Saeb, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Além disso, os dados também estão disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de Governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.