• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Palestra sobre ave Jacutinga, ameaçada de extinção, é realizada para alunos do Rio do Ouro, em Carag

O tema foi abordado no período da manhã para os alunos dos 5º anos A, B e C; e no período da tarde para alunos dos 3º anos A, B e C, todos acompanhados de seus professores.

#PraCegoVer: Todos os alunos da turma estão atentos na explicação do Biólogo, que está em pé dentro da sala. - Foto: Bianca Oliveira/PMC

A ave Jacutinga, que está ameaçada de extinção, foi o tema da palestra realizada ontem (26/02) para os alunos da EMEI / EMEF Profª. Aida de Almeida Castro Grazioli – CIEFI Rio do Ouro. Promovida por meio do Projeto Jacutinga, a palestra foi realizada pela Organização Não Governamental (ONG) Sociedade para Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), em parceria com o Parque Estadual Serra do Mar e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação.

O tema foi abordado no período da manhã para os alunos dos 5º anos A, B e C; e no período da tarde para alunos dos 3º anos A, B e C, todos acompanhados de seus professores.

Durante a palestra, foi apresentado o projeto de reintrodução da ave Jacutinga que se encontra em risco de extinção. A ave é encontrada em áreas protegidas de Mata Atlântica como por exemplo o Parque Estadual Serra do Mar, em Caraguatatuba.

As crianças conheceram mais sobre a ave e o Projeto Jacutinga assistindo os vídeos que mostram como é feito o trabalho de reintrodução da Jacutinga, sua soltura, a alimentação, etc. Além disso, os alunos viram pessoalmente alguns equipamentos de campo, entre eles, bússola, GPS de trilha, tablet, protetor de perna, binóculos e equipamento VHF que capta o sinal transmissor da ave.

A aluna Ana Clara, do 5º ano A, participou da palestra e gostou de ver os vídeos apresentados na sala de aula. “É interessante a gente aprender mais sobre as aves”.

A palestra foi ministrada pelo biólogo do Parque Estadual Serra do Mar, Roque Alves Pereira, que é também colaborador da ONG Save Brasil, responsável pelo Projeto Jacutinga. Ele destacou a importância da preservação da ave, por ser uma grande dispersora de sementes. Segundo ele, ao todo são mais de 41 espécies de vegetais que ela dispersa no solo.

A Professora Coordenadora da escola, Alexandra Aparecida Monteiro Pinho disse que já participaram há alguns anos atrás 2015/2016. E que recebeu um convite do Parque Estadual, por meio da pesquisadora chefe da ONG Alecsandra Tassoni.

Foto: Divulgação

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.