- G1 Vale do Paraíba e Região
Número de casos de dengue quase triplica em Caraguatatuba
Devido à alta, prefeitura adotou novas técnicas de combate ao mosquito transmissor da doença.

Os casos de dengue quase triplicaram no início deste ano em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo. Foram registrados 29 casos, sendo uma morte, entre janeiro e fevereiro de 2019 contra dez casos em todo o ano passado.
Com o quadro alarmante, a prefeitura adotou um novo método de combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O bairro Caputera, onde dois casos foram confirmados, foi um dos que recebeu a nova forma de combate aos possíveis focos de dengue.
Com o método de nebulização veicular, os agentes do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) conseguem fazer o bloqueio de até 40 quarteirões no mesmo dia.
“Esse é uma metodologia mais moderna, normatizada pelo Ministério da Saúde, onde você aplica o inseticida diluído em água. É tão eficiente ou mais do que aquele antigo fumacê. Ele é aplicado principalmente no horário da manhã que está mais fresco e é o horário que o mosquito da dengue está mais ativo”, explica Ricardo Fernandes, coordenador do CCZ.
Cuidados
Moradora do bairro, Joelma Beraldo explica que os moradores precisam reforçar a prevenção nas casas. “[Me preocupa] muito. Porque muita gente não tem o cuidado que a gente tem”, disse.
Entenda como funciona o ciclo da dengue e os sintomas dela abaixo.
