• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Projeto 'Verão no Clima 2019' é encerrado com sucesso em Ilhabela

A ação recolheu 7.860 litros de lixo, entre os dias 4 de janeiro a 6 de março, das praias e cachoeiras do arquipélago.

Foto: Divulgação/PMI

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, participou nesta quarta-feira (6), juntamente com a vice-prefeita, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha; a secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães e o secretário de Serviços Urbanos, Luiz Antônio dos Santos, o Luiz Lobo, do encerramento do projeto “Verão no Clima 2019”, na praia do Perequê.

Em uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, foram abordadas 3.680 pessoas, entre moradores, turistas e veranistas, e recolhidos 7.860 litros de lixo, das praias e cachoeiras do arquipélago, nos quase 90 dias de muito trabalho de educação ambiental, entre os dias 4 de janeiro a 6 de março. Grande parte desse lixo retirado, tratava-se de micro lixo, como tampas de garrafa, palito de sorvete e ‘bituca’ de cigarro, apesar de não ter grande volume, causa grande impacto na natureza.

As atuações do projeto passaram por diversos locais, entre eles praias e cachoeiras: Praias do Curral, Engenho D’água, Grande, Pequeá, Julião, Viana, Portinho, Siriúba, Feiticeira, Arrozal, Ilha das Cabras, Sino, Itaguassú, Pinto, Itaquanduba, Armação, Perequê e Ponta Azeda. Também receberam atividades de conscientização a fila da balsa e o caminhão cinema, na praça Alan Kardec, e a Corrida Verão no clima, na Praia do Perequê.

De acordo com a secretária Maria Salete, somente em um dia, em 9 de fevereiro, o mutirão de limpeza do projeto recolheu 160kg de volumes inservíveis entre a orla da Barra Velha e o Perequê. Na ocasião, cerca de 20 pessoas participaram da ação e retiraram da natureza pneus, carrinho de bebê, quadro de bicicleta, calçados, garrafas PET, latas de alumínio, entre outros, sendo a grande maioria objetos de plástico. Os volumes foram destinados ao Centro de Triagem (CT), para o descarte correto.

“Trata-se de um trabalho de educação ambiental que fala a respeito da responsabilidade de cada um em preservar as praias e os animais por meio do descarte consciente dos resíduos nos locais apropriados”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, que ainda agradeceu ao prefeito por todo o apoio na realização do projeto.

O chefe do Executivo agradeceu a parceria com o Governo do Estado e comemorou o sucesso dos resultados alcançados com os mutirões de limpeza e diversas atividades de conscientização ambiental. “Apoiamos o projeto por entender que a conscientização é muito importante para a preservação do meio ambiente. O Verão no Clima termina aqui, mas a Prefeitura continua fazendo a sua parte, desenvolvendo projetos. Temos um compromisso da nossa Gestão com o meio ambiente. Seguimos trabalhando e preservando cada vez mais esse paraíso que é Ilhabela”, finalizou Márcio Tenório.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.