• Da Redação

Nebulização pode fazer mal ao pet. É preciso observar alguns cuidados para mantê-los seguros

Com o aumento do número de casos de dengue, algumas cidades estão lançando mão da nebulização, popularmente chamada de fumacê, para auxiliar no combate ao Aedes aegypti. Quem tem algum pet em casa, precisa tomar alguns cuidados.

Nebulização em residência - Foto: Adriane Ciluzzo

Sempre que é necessário fazer a nebulização os moradores são informados de que portas e janelas da residência devem permanecer abertos para que a ação obtenha melhores resultados no combate ao Aedes aegypti. E todo tutor responsável já começa a se preocupar com a integridade da saúde do seu pet.

Na realidade, a nebulização é necessária. No entanto, o produto utilizado é um inseticida. E como todo inseticida, além do efeito residual, pode intoxicar os animais.

Na nebulização, o inseticida utilizado é diluído em água, o que acaba minimizando os perigos para cães e gatos, mas aves e peixes precisam de mais atenção. No caso de cães e gatos, a atenção tem que ser observada principalmente com os mais jovens, os animais que já tenham algum tipo de alergia, os mais idosos, os doentes e debilitados.

Dicas para manter os animais seguros

Para ficar tranquilo com relação à saúde de seu pet, observe alguns cuidados nos dias de nebulização.

  1. Retire os animais de casa e leve-os para locais onde não haverá nebulização, como a casa de parentes ou amigos, ou até mesmo, um hotel para pets. Esta é a maneira mais segura para animais de qualquer porte não serem atingidos pelos efeitos residuais da nebulização.

  2. Caso não dê mesmo para tirar os animais da casa, coloque-os em um cômodo, de preferência longe da rua, com portas e janelas fechadas. Tampe as frestas das portas e das janelas com panos molhados.

  3. Gaiolas e aquários que não possam ser tirados de casa e nem movimentados devem ser cobertos com um pano molhado e, se estiverem em algum cômodo com portas e janelas, elas devem permanecer fechadas e com as frestas tampadas com panos molhados.

  4. Mantenha os potes de água e comida/ração vazios e abrigados. Após a ação, lave-os completamente com água e sabão para remover qualquer resíduo de inseticida. O mesmo cuidado deve ser observado com os brinquedos e pertences dos animais como toalhas, cobertas e roupas.

  5. Mantenha os sacos/frascos de ração fechados e abrigados.

  6. Deixe as camas e tocas fechadas dentro de algum armário ou em locais onde a nebulização não chegará.

Sintomas da intoxicação

Animais intoxicados pela nebulização apresentam os seguintes sintomas: fraqueza generalizada (incluindo incapacidade de ficar de pé), dificuldade de respiração, desmaio, vômitos, tontura e, em alguns casos, cegueira temporária.

Se o seu pet apresentar qualquer desses sintomas ou parecer estranho após a nebulização, procure socorro veterinário imediatamente.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.