• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Banda Municipal de São Sebastião 'Maestro Manoel Ladislau de Mattos' comemora seus 39 anos n

Festejando em grande estilo, a banda se apresentará no domingo (17), fazendo um concerto comemorativo também em homenagem aos 100 anos de idade do Maestro Lourival Pereira de Albuquerque, que ainda toca e rege a banda sempre que possível.

Foto: Marcos Bonello/PMSS

O fim de semana será de dupla comemoração em São Sebastião, isso porque, no dia 16 de março será comemorada a Emancipação Político-Administrativa da cidade e também o aniversário de 39 anos da Banda Municipal de São Sebastião “Maestro Manoel Ladislau de Mattos”.

Festejando em grande estilo, a banda se apresentará no domingo (17/03), no Teatro Municipal, a partir das 18h, fazendo um concerto comemorativo especial também em homenagem aos 100 anos de idade do Maestro Lourival Pereira de Albuquerque, que ainda toca e rege a banda sempre que possível.

De acordo com o Maestro Almir Clemente, a apresentação contará com a participação especial da atriz, musicista, cantora e compositora Sônia Maria e promete muito ritmo e animação. “O público pode esperar um repertório alegre, tendo um toque nordestino, e, além disso, o maestro Lourival será convidado a reger uma peça musical conosco.”, disse. A entrada será gratuita.

História

Criada em 26 de outubro de 1979, pela lei nº 279/79. A banda existe de fato desde 1920, organizada na época pelo então maestro Manoel Ladislau de Mattos. Em 1950, o maestro Benedito Múrcio assumiu a regência, já em 1979 foi oficializada por decreto, passando então a ter existência de direito, porém alcançando a denominação de Banda de Música da Prefeitura da cidade somente em 1999.

Sua reestreia oficial ocorreu em 16 de março de 1980, sob a regência do Maestro Cides Rischter, que atuou até 1984, quando assumiu em seu lugar o maestro Lourival Pereira de Albuquerque. Em agosto de 1998, após a aposentadoria do maestro Lourival, assumiu a regência Almir Clemente.

Em 9 de fevereiro de 1999, por meio do projeto de lei da Câmara Municipal nº 1319/99, recebeu o nome de seu primeiro regente, passando a denominar-se Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Mattos.

Seu repertório é recheado de vários estilos e gêneros musicais, dentre os quais se destacam marchas militares, dobrados, mantendo a tradição de bandas de coreto, e arranjos do gênero popular, onde se ouve boleros, foxtrote, baladas românticas, sambas de todas as épocas, músicas populares brasileiras e internacionais, e uma pequena pincelada de músicas clássicas de compositores como Mozart, Rachmaninoff, Gershwin, Carlos Gomes, Villa-Lobos, Ravel, entre outros.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.