• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Estrada de Castelhanos, em Ilhabela, recebe serviços de desobstrução

Prefeito esteve acompanhando as obras na terça-feira (12). As duas principais ocorrências foram nos quilômetros 1,5 e 15; estrada permanece interditada e recebeu vistorias nesta quarta-feira (13).

Foto: Divulgação/PMI

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, acompanhou nesta terça-feira (12), os serviços de desobstrução nos dois trechos da Estrada de Castelhanos mais afetados pela forte e constante chuva dos últimos dias. O primeiro trecho, no quilômetro 1,5, onde ocorreu deslizamento de terra e queda de árvores, foi liberado pela manhã e o segundo, na altura do 15, com o registro de quedas de árvores de grande porte, por volta das 15 h estava com os serviços concluídos. A estrada continua interditada e nesta quarta-feira passaria por duas vistorias, umas às 10 h e outra às 14 h.

O Chefe do Executivo chegou à estrada, no quilômetro 1,5, às 9h30 e acompanhou os serviços realizados e coordenados por servidores e técnicos das secretarias de Serviços Urbanos e Planejamento Urbano, Obras e Habitação, e Defesa Civil, com a presença do supervisor do Parque, Francisco Honda. Após a Elektro, empresa concessionária do serviço, desligar a energia no local, homens e máquinas fizeram a remoção da terra que escorregou na altura da casa de número 3449, no KM 1,5, onde um grande deslizamento de terra, ocorrido na noite da segunda-feira, sentido direção central, com extensão de 40 m, obstruiu a pista.

Os serviços nesse primeiro trecho foram concluídos por volta das 12 h, após a remoção do grande volume de terra e de vegetação e árvores, algumas com diâmetro de até 70 centímetros. Foram utilizadas máquinas escavadeiras e caminhões para a remoção dos resíduos.

Devido a ocorrência, a Elektro acionou a equipe de manutenção para fazer reparos em postes e rede elétrica.

Na sequência, o prefeito, homens e máquinas da prefeitura, Defesa Civil e coordenação do Parque Estadual, foram até outra significativa ocorrência, no quilômetro 15+120 metros, onde um deslizamento de terra, no sentido Castelhanos, provocou a queda de uma grande árvore, com aproximadamente um metro de diâmetro, que ao tombar arrastou outras de médio e pequeno porte e obstruiu esse trecho da estrada. Com o uso de motosserras e máquina tipo trator esteira, muito esforço e horas de trabalho, a equipe conseguiu afastar os troncos para a outra margem da via. O tamanho das árvores envolvidas nesse segundo caso dificultou muito o trabalho de remoção, que foi delicado por causa da possibilidade do grande tronco afetar novas árvores no local.

Interditada

Aproximadamente às 16h, a pista estava com o acesso normalizado também nesse local, mas permanecia interditada. No final do dia, a direção do Parque informou que nesta quarta-feira (13), a via passaria por duas vistorias, uma às 10 h e outra às 14 h; a primeira realizada pelo Parque Estadual de Ilhabela e a segunda com representantes do parque, Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar Ambiental, Prefeitura, entre outros. Somente após essas vistorias será decidida sobre a continuidade ou não da interdição.

“Fiz questão de acompanhar, desde o início das chuvas, os trabalhos de atendimento à população dos locais mais afetados. Parabenizo as equipes que se mantiveram de plantão e não mediram esforços para devolver a normalidade aos locais que sofreram grandes transtornos. Essa incansável equipe não descansará até atender todas as ocorrências de nosso município”, finalizou Tenório.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.