top of page
  • G1

Flip terá Kalaf Epalanga, escritor angolano e membro da banda de kuduro Buraka Som Sistema

Angolano conhecido como 'poeta-cantor' assina 'Também os brancos sabem dançar', que retrata imigração africana na Europa. Evento literário acontece de 10 a 14 de julho.

O escritor angolano Kalaf Epalanga, integrante da banda de kuduro Buraka Som Sistema que vem para a Flip 2019 — Foto: David Pattinson/Divulgação

O escritor e músico angolano Kalaf Epalanga, de 40 anos, integrante da banda de kuduro Buraka Som Sistema e conhecido como "poeta-cantor", vai participar da 17ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), informou a organização do evento nesta terça-feira (19).

A Flip 2019 acontece entre 10 e 14 de julho.

Nascido em Benguela, em Angola, em 1977, Epalanga mudou-se para Lisboa aos 17 anos. É autor de "Também os brancos sabem dançar" (Todavia), sua única obra publicada no Brasil – saiu no ano passado.

Escreve para revista "GQ" de Portugal e foi cronista do jornal português "Público" e da revista digital Rede Angola.

Com forte inspiração autobiográfica, "Também os brancos sabem dançar" narra a história de um músico e escritor angolano que chega à fronteira da Suécia com a Noruega com a banda para tocar em Oslo.

O problema é que o rapaz vive "num limbo entre as cidadanias angolana e portuguesa desde que escapou da guerra em seu país para poder tocar a vida em Lisboa", diz a sinopse. Por esse motivo, acaba detido por tentativa de imigração ilegal.

O livro é descrito pela editora como "uma viagem colorida e repleta de memórias pessoais, musicais e literárias em torno da África, Europa e até mesmo do Brasil".

Em nota, a curadora da Flip 2019, Fernanda Diamant, diz o seguinte sobre o convidado:

"O Kalaf Epalanga tem uma prosa deliciosa, cujo ritmo parece conter toda sua capacidade musical. Ele faz uma ficção que aborda, além da história da música que ele ajudou a levar para o mundo, temas importantes como identidade, imigração africana em Portugal, e a condição da Europa hoje. Além de tudo isso, tem uma relação afetiva e formativa com a cultura brasileira".

Outros nomes da Flip 2019

A Flip 2019, que vai homenagear Euclides da Cunha (1866-1909), já anunciou até aqui duas convidadas:

  • a escritora americana Kristen Roupenian, autora do conto "Cat Person";

  • e a professora emérita de teoria literária e literatura comparada da Universidade de São Paulo (USP) Walnice Nogueira Galvão, especialista em Euclides da Cunha e Guimarães Rosa (1908-1967).

A curadora do evento neste ano, Fernanda Diamant, é uma das editoras da revista literária "Quatro cinco um".

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page