• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela retoma obra de pavimentação da Estrada da Pacuíba

O trecho de três quilômetros, da Ponta das Canas até o final da Pacuíba, receberá pavimentação de bloquete intertravado, calçada e ciclofaixa.

Foto: Divulgação/PMI

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, acompanhado do secretário de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, Rogério De Lucca, na manhã desta terça-feira (19), entregou Ordem de Serviço, para a retomada da obra de pavimentação da Estrada da Pacuíba, uma extensão de três quilômetros, da Ponta das Canas até o final da Pacuíba. A entrega foi realizada no local que marca o início da obra, no final do calçamento da avenida Perimetral Norte, entre a Armação e Ponta das Canas.

A pavimentação do trecho representa um marco para a população, uma grande conquista, em especial para os moradores da região Norte, principalmente da Ponta das Canas à Pacuíba, que há anos aguarda a melhoria.

A obra estava paralisada desde o início de 2017, devido a irregularidades no processo, de autoria da gestão passada, apontadas por órgãos estaduais e federais.

Para conseguir as liberações, licenciamentos e autorizações, junto aos órgãos responsáveis, a atual gestão alterou o projeto atendendo as recomendações de adequações. Entre elas, a troca da pavimentação asfáltica por bloquete intertravado; a inclusão de faixa de uso compartilhado, calçada e ciclofaixa e a retirada da proposta de alargamento de alguns pontos, que poderiam gerar grandes volumes de movimentação de terra.

Rogério De Lucca mencionou que quando assumiu a pasta de Obras, recebeu do chefe do Executivo, a retomada da obra como questão a ser resolvida: “Nesse momento quero dizer que missão dada é missão cumprida. Estou feliz em, juntamente com o prefeito, liberar essa ordem de serviço”, enfatizou o secretário.

Além da ordem de serviço liberada para a responsável pela obra, JR Construtora e Terraplanagem, a empresa também recebeu ofício contendo todas as adequações e exigências contidas no parecer da Fundação Florestal, assim como Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, que deverão ser cumpridas integralmente durante a execução dos trabalhos, visando resguardar o meio ambiente, precavendo qualquer impacto ambiental.

Em sua fala, o prefeito Márcio Tenório agradeceu toda a equipe de Obras, assim como os órgãos estaduais e federais e o Conselho do Plano Diretor, que não mediram esforços para que a obra fosse liberada.

“Chegou o grande dia e essa iniciativa demonstra que estamos honrando compromisso assumido com a nossa população. Estamos levando a riqueza da orla para os bairros. Se o Norte um dia foi esquecido, na nossa gestão será lembrado e valorizado”, ressaltou o prefeito, lembrando outros investimentos nessa região, nas áreas de Educação, Cultura, Saúde, Obras, entre outras.

Tenório ainda explicou que o investimento de pouco mais de R$ 5 milhões, é realizado em parceria com o Governo do Estado, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE). “Uma obra que prioriza o interesse da população e também o interesse turístico”, finalizou o chefe do Executivo.

Também estiveram presentes os secretários Luiz Antônio dos Santos – Luiz Lobo (Serviços Urbanos), Ana Paula dos Santos (Educação), Adalberto Henrique Lopes – professor Beto (Cultura), Carlos Augusto de Souza – Gordo (Adjunto de Planejamento Urbano, Obras e Habitação); os vereadores Thiago Souza, Gabriel Rocha e Matheus Pestana; os representantes da empresa JR Construtora e Terraplanagem, Ian e Ruan Azevedo e ainda moradores locais.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.