• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Projeto de Arborização Urbana é proposta de educação ambiental para alunos em Caraguatatuba

A ação faz parte do projeto de arborização urbana que atua em diversas frentes, sendo uma delas a promoção da conscientização aos alunos das redes de ensino municipais, estaduais e escolas particulares.

Foto: Marina Larcher/PMC

Na tarde da última terça-feira (20/03), foi realizado o plantio de 21 mudas de árvores de seis espécies diferentes, nativas da região, na Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, no centro da cidade.

A ação faz parte do projeto de arborização urbana, da Prefeitura de Caraguatatuba, sob a coordenação da Secretaria de Meio ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP). O projeto atua em diversas frentes, sendo uma delas a promoção da conscientização aos alunos das redes de ensino municipais, estaduais e escolas particulares.

As árvores são cultivadas no Viveiro Municipal. Foram plantadas na escola uma unidade de Araçá, uma de Manacá e uma de Cambuci, três unidades de Grumixama e de Ipê roxo e 12 unidades de Uvaia. Cinco delas foram colocadas na lateral direita da frente da escola por seis alunos de cada classe, e as outras 16 foram distribuídas nos fundos, ao lado da quadra de educação física. Toda a turma do 1°C participou.

Segundo a coordenadora pedagógica Enilda Aparecida Martins Ribeiro, a iniciativa de plantar árvores surgiu da própria direção da escola que desde o ano passado vem pensando na revitalização da instituição e criando parcerias para tornar o projeto possível. “Por isso entramos em contato com a SMAAP”, diz ela.

O projeto de arborização urbana tem o objetivo de aumentar a área verde, restaurar parte dos danos causados à natureza e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar o ambiente. “É importante que esse cuidado seja cultivado principalmente nas crianças e adolescentes desde pequenos, por isso esse aprendizado é incluído na educação básica e passado de forma prática. É muito interessante a participação dos alunos nesse projeto para que eles tenham uma noção do quão importante é contribuir com o meio ambiente, e aprenderem na prática algo que sempre veem nos livros” diz a coordenadora pedagógica.

No site da Prefeitura de Caraguatatuba você encontra diversas iniciativas de projetos ambientais que são realizados na cidade. Conheça no link www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/meio-ambiente/.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.