• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Técnicos do Programa Saúde em Ação visitam Caraguatatuba para estabelecer novas parcerias junto ao B

O encontro serviu para discutir e estabelecer novas parcerias por meio do Governo do Estado de São Paulo, dentro do programa “Saúde em Ação”. A Prefeitura estuda a implantação de um projeto de atendimentos em conjuntos habitacionais instalados na cidade.

Foto: Marielle Fernandes/PMC

Representantes do Programa Saúde em Ação, cofinanciado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), estiveram reunidos nesta quinta-feira (21/03) com o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, os secretários de Saúde, Amauri Toledo, de Educação, Márcia Paiva, de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Léo Macedo, e a adjunta de Saúde, Derci Andolfo.

O encontro serviu para discutir e estabelecer novas parcerias por meio do Governo do Estado de São Paulo, dentro do programa “Saúde em Ação”. A Prefeitura estuda a implantação de um projeto de atendimentos em conjuntos habitacionais instalados na cidade.

Além disso, a parceria proporcionará a entrega nos próximos meses das obras do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) do Sumaré, do CAPS-AD (Centro de Apoio Psicossocial- Álcool e Drogas) do Perequê-Mirim e dos leitos psiquiátricos da Casa de Saúde Stella Maris.

Realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, o programa trouxe para Caraguatatuba as técnicas escocesas, professora Anne Hendry, Mandy Andrew e Helen Rainey, do International Centre for Integrated Care (Centro Internacional de Cuidados Integrados) da Escócia, convidadas para capacitação e acompanhamento do projeto piloto de Caraguatatuba, junto à equipe técnica do Estado.

O programa Saúde em Ação objetiva a união das secretarias dos municípios contemplados em um objetivo em comum: o atendimento do cidadão em todas as áreas. Em Caraguatatuba, um programa piloto já está em andamento junto aos moradores do Loteamento Caraguá I.

À tarde, houve uma oficina com os técnicos do Programa Saúde em Ação, que contou com a presença dos secretários envolvidos no projeto e servidores públicos representantes das secretarias.

A professora Anne Hendry destacou em seu discurso o quanto a cidade chamou a atenção do grupo por tratar-se de uma equipe de governo forte, em função da sólida relação entre as secretarias. “É maravilhoso ver esta amplitude da rede que vocês estabeleceram que pode mudar não só a vida rotineira das pessoas assistidas, mas também o futuro desta comunidade”, destacou.

Segundo o secretário de Saúde, Amauri Toledo, este encontro foi resultado de um trabalho que já acontece há meses entre as secretarias. “Ao todo, agora temos um trabalho intersecretarias, no qual cada secretaria tem sua função, em um trabalho multidisciplinar entre Saúde, Educação, Social, Sepedi, Esporte, Fundacc, Habitação com o objetivo de melhorar a qualidade de vida para a população do Caraguá I e ampliar as perspectivas dos moradores de lá”

A secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, falou sobre a importância da participação efetiva de todos neste processo de atendimento ao Loteamento Caraguá I, com base na gentileza, dignidade, compaixão e respeito. “Em busca da melhoria da qualidade de vida da população, pensamos, principalmente, na saúde dos adolescentes, que representam um número significativo. Esta ferramenta do Estado tem nos ajudado a trabalhar em rede, no planejamento das ações e na construção de propostas efetivas de mudança nessa comunidade”, destacou.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.