top of page
  • G1 Vale do Paraíba e Região

Após seis meses em reabilitação, tartaruga ameaçada de extinção é solta no mar, em Ubatuba

Ela foi tratada no Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas do Tamar. Animal foi encontrado em setembro com uma corda dentro do corpo.

Tartaruga voltou ao mar após seis meses de tratamento — Foto: Divulgação/Projeto Tamar

Um vídeo mostra o momento em que uma tartaruga, que ficou seis meses em reabilitação, é devolvida ao mar nesta quarta-feira (27) em Ubatuba. O animal foi tratado no centro de reabilitação Tamar, que atua na preservação dos animais marinhos. (veja vídeo)

Nas imagens, um biólogo e um pescador soltam a tartaruga em uma área de mar aberto. Mergulhadores registram os primeiros movimentos dela no mar.

A tartaruga, que pesa cerca de 50 quilos, foi solto a 1,6 mil metros de distância do Farol da Ponta Grossa em Ubatuba.

A tartaruga é da espécie 'cabeçuda', que está ameaçada de extinção. Ela foi encontrada no dia 15 de setembro de 2018 por um pescador em uma rede de pesca com uma corda, maior que ela, atravessada no corpo.

Apesar da complexidade do caso, já que o objeto estava preso na boca e saía pela cloaca (ânus) dela, o animal teve uma recuperação considerada boa pelos veterinários. Em aproximadamente 20 dias de tratamento toda a corda já havia sido expelida pelo corpo.

Atualmente sete tartarugas estão em tratamento no Centro de Reabilitação do Tamar em Ubatuba. Desde 1990, 12,6 mil tartarugas encontradas doentes, feridas ou debilitadas foram devolvidas vivas ao mar após passarem por um período de reabilitação.

Biólogo do Tamar e pescador soltaram o animal em área de mar aberto — Foto: Divulgação/Projeto Tamar

Posts Relacionados

Ver tudo
[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page