• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Aguilar Junior busca recursos em Brasília

Em pauta diversos assuntos, entre eles, a busca de recursos para obras de drenagem e a construção de casas populares na cidade.

Foto: Divulgação/PMC

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve esta semana em Brasília para reuniões no Congresso Nacional e nos Ministérios de Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e Cidadania. Os encontros foram agendados pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB).

Em pauta diversos assuntos, entre eles, a busca de recursos para obras de drenagem e a construção de casas populares na cidade.

Na Caixa Econômica Federal, o prefeito se encontrou com o vice-presidente de Logística e Operações, Mozart de Oliveira Farias, para debater a liberação de recursos para obras de drenagem na cidade.

No Ministério do Meio Ambiente o encontro foi com o ministro Ricardo Salles e foram levadas demandas sobre a liberação de licenciamentos para obras na cidade, principalmente o enrocamento do Rio Juqueriquerê.

O projeto visa minimizar alagamentos no Morro do Algodão, Barranco Alto e Porto Novo, além de criar melhores condições para o desenvolvimento pleno do setor pesqueiro que explora o rio. Atualmente, os pescadores só têm condições de adentrar o rio nos períodos de maré alta.

Outro aspecto que justifica o projeto é o incremento da atividade náutica, que hoje possui um grande potencial de expansão e de geração de empregos, possibilitando o crescimento da atividade econômica. O projeto prevê o aumento do calado para a navegação de embarcações e favorece as cerca de 25 marinas e garagens náuticas localizadas na região.

Já no Ministério do Desenvolvimento Regional, o prefeito se encontrou com o ministro Gustavo Canuto para discutir o déficit habitacional e a construção de casas populares para moradores de área de risco. O encontro teve a participação do Assessor Especial do Ministério para Área de Habitação, Vinicius Bernardes.

Atualmente Caraguatatuba tem um projeto que está em análise na CDHU (Companhia de Desenvolvimento Humano e Urbanístico), órgão ligado ao Governo do Estado de São Paulo. São 240 casas populares previstas para construção no bairro do Travessão.

“A drenagem hoje é uma de nossas prioridades e por isso estamos com mais de R$ 30 milhões em obras com recurso do município, mas precisamos angariar verbas federais para essas importantes intervenções. Além disso, estivemos em Brasília porque Caraguatatuba precisa de mais casas populares e a prioridade são as pessoas que vivem em áreas de risco”, destaca.

Atendimento aos dependentes

O prefeito Aguilar Junior esteve ainda no Ministério da Cidadania com o ministro Osmar Terra para discutir a ampliação do Programa Criança Feliz, que é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Porém, o pedido principal do prefeito foi a criação de um projeto para atendimento de adolescentes em situação de dependência em drogas, que envolva atendimento social, esporte e cultura. O ministro fará uma visita na cidade em breve para o lançamento de novas propostas.

“Temos a preocupação com os adolescentes e jovens que entram cedo no mundo das drogas, principalmente o crack. Precisamos dar apoio a esses cidadãos, como também amparo às famílias que acabam sofrendo junto”, disse o prefeito.

Congresso Nacional

No Congresso Nacional, o prefeito esteve com o deputado federal Baleia Rossi (liderança do MDB) e com o prefeito eleito de Cajamar, Danilo Joan.

Aguilar Junior também esteve com o deputado federal Marco Bertaioli (PSD) e entre os assuntos estava a paralisação das obras dos Contornos Norte e Sul, além do constante fechamento da Rodovia dos Tamoios quando as chuvas ultrapassam um acumulado de 100 milímetros no trecho de Serra. O parlamentar se comprometeu a agendar uma reunião com a Dersa e lideranças políticas de Caraguatatuba para cobrar o assunto.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.