• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Escolas e Apae de Ilhabela realizam atividades em atenção ao Dia Mundial do Autismo

A rede municipal atende 45 crianças dentro do espectro autista.

Foto: Divulgação/PMI

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realizou durante essa semana diversas atividades nas escolas municipais e na Apae do município, em atenção ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril.

Os alunos e as equipes das unidades assistiram a filmes e palestras, realizaram atividades náuticas e elaboraram cartazes. “A conscientização do autismo não é apenas saber lidar com as diferenças e com as limitações do outro, é ter mais empatia, mais colaboração, mais cuidados, carinho, compreensão e amizade. Todos nós somos diferentes uns dos outros, mas precisa haver respeito, é isso que procuramos trazer para os nossos alunos de inclusão”, declarou a secretária de Educação, Ana Paula dos Santos.

A rede municipal atende 45 crianças dentro do espectro autista. “Todas as ações nas escolas representam muito para as crianças da inclusão, que recebem apoio pedagógico e educacional nas unidades escolares, Capi e na Apae de Ilhabela”, destacou o prefeito Márcio Tenório.

A E.M. José Antônio Verzegnassi promoveu uma atividade diferenciada para os alunos autistas, em uma parceria com a Escola de Vela Pé na Areia. “Os alunos participaram de vivências com esportes náuticos, como vela, caiaque e stand up, que favorecem o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, afetivo e a socialização”, explicou a coordenadora da unidade, Bruna Maia.

Preocupados com a inclusão dos alunos, a equipe da E.M. José Benedito quer tornar a escola um verdadeiro local em que todos possam estar incluídos nas várias causas que consideram pertinentes e importantes para o ser humano. “É preciso entender que neste espaço colorido onde transitam quase 300 crianças, com várias histórias de vida, faz-se necessário o amor, o respeito, a alegria, a compreensão, a tolerância, a paciência, a amizade, a gratidão, o compromisso e o comprometimento no que se faz. Hoje, temos uma equipe conscientizada de que receber alunos com tal deficiência, ou qualquer outra, nos torna mais fortes, porque procuramos por meios próprios estudar mais, e nos incluir também neste mundo, que é de todos sem preconceitos e diferenciação”, salientou a diretora da unidade, Lenice Garcêz.

Na E.M. Altamira de Castro Vieira, interagiram na dramatização realizada pela equipe pedagógica. “Descontraidamente deixaram a mensagem de que todos nós temos as nossas diferenças, mas o importante é compreender e respeitar o próximo com suas diferenças e saber valorizar suas qualidades”, relatou Esther da Silva Di Batista.

Já a equipe da Apae de Ilhabela ministrou uma palestra, que teve como tema: “Estratégias de Ensino para Autistas”, que foi aclamada pelos presentes e em especial, pelos profissionais e docentes da rede municipal de ensino. “A palestra foi espetacular, o tema prendeu a atenção de todos e nos abriu possibilidades e estratégias para aplicarmos no dia a dia com as crianças do espectro autista”, disse a diretora pedagógica do ensino infantil, Terezinha Dias Souza.

Outras unidades também realizaram ações de conscientização como a E.M. Prefeito Eurípides da Silva Ferreira, E.M. Professora Eva Esperança. E.M. Natã Ugo e E.M. Terezinha de Jesus Ferreira.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.