• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Prefeitura de Caraguá amplia horário de atendimento nos Ecopontos do município

Medida atende ao pedido de muitos moradores que vêm utilizando o serviço de entrega voluntária, além de ser uma solicitação do próprio Conselho do Meio Ambiente, por entender a importância dos Ecopontos para o município.

Foto: Luis Gava / PMC

A partir do dia 8 de abril, os Ecopontos Golfinhos e Martim de Sá passam a funcionar em novo horário. De segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

A ampliação do horário atende ao pedido de muitos moradores que vêm utilizando o serviço de entrega voluntária, além de ser uma solicitação do próprio Conselho do Meio Ambiente, por entender a importância dos Ecopontos para o município.

Atualmente cada Ecoponto recebe cerca de 50 toneladas de entulhos e podas por mês, além da retirada de um caminhão cheio de coleta seletiva por semana. Os materiais recebidos são destinados de forma correta para os locais adequados, como a Usina da Reciclagem (ATT – Área de Transbordo e Triagem) e cooperativas de reciclagem.

“Hoje temos muitos desafios com resíduos descartados em terrenos e margens de rios. Isso causa sérios problemas ao meio ambiente e à limpeza pública. Ficamos contentes em saber que muitos munícipes entendem a função do Ecoponto e utilizam o espaço para o descarte correto”, comentou Tatiana Soares Scian, diretora de Saneamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, responsável pela coordenação do projeto.

Além dos Ecopontos, os munícipes também podem contar com o serviço de Coleta Seletiva que atende toda a cidade. O cronograma dos bairros está disponível no site www.caraguatatuba.sp.gov.br, na área de Meio Ambiente.

Sobre os Ecopontos

O Ecoponto é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

Serão aceitos no Ecoponto: Resíduos de Construção civil (Entulho – até 1 m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras.

Não serão aceitos lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

A destinação da maioria dos resíduos será diária, garantindo que o espaço esteja limpo e organizado. Os locais possuem guarita e controle de acesso, que impedirá o descarte de materiais ou de volumes diferentes do permitido.

Serviço

Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.