- Camilla Motta, G1 Vale do Paraíba e Região
Suspeitos são detidos por subornar carteiro para desviar cartões de crédito no litoral norte
Investigação aponta que dois criminosos pagaram R$ 300 para que um funcionário dos Correios desviasse envios de cartões de créditos.

Quatro homens foram detidos na quinta-feira (4) suspeitos de subornar um carteiro para desvio de correspondências com cartões de crédito em Caraguatatuba.
De acordo com a Polícia Federal, a suspeita é que dois criminosos pagaram R$ 300 para que um carteiro de São Sebastião desviasse os cartões de banco enviados por correspondência a clientes.
Com os cartões em mãos, os suspeitos fingiam ser os destinatários dos cartões, faziam o desbloqueio no banco e faziam saques. A polícia não informou quantos cartões foram desviados ao todo.
Nesta quinta, policiais federais realizaram a operação chamada de ‘Easy Card’, na qual cumpriram um mandado de prisão preventiva e três de prisões temporárias dos suspeitos de suborno. Além deles, foram cumpridos seis mandados de buscas e apreensões.
Os quatro suspeitos foram detidos e levados para a Justiça Federal. Um deles foi preso e levado para o CDP de Caraguatatuba. Os outros três e vão responder em liberdade por oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, estelionato, associação criminosa e falsa identidade.
Ainda segundo a PF, a investigação continua para identificar todas as vítimas e a participação de cada suspeito.
Por meio de nota, os Correios informaram que estão acompanhando o caso e colaborando com as investigações policiais.
"Ressaltamos que o carteiro citado não integra mais o quadro de pessoal da empresa e que a conduta atribuída a ele não condiz com as normas da instituição e não reflete o comportamento de seus empregados", diz trecho de nota.