• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Comunidades tradicionais recebem palestra e mutirão de educação ambiental

Equipe da Ação Lixo Marinho esteve no Bonete e Castelhanos conscientizando moradores sobre descarte correto do lixo.

Foto: Divulgação / OPL

Vários parzinhos de olhos atentos receberam a equipe da Ação Lixo Marinho, que realiza a limpeza do mar e das costeiras de Ilhabela, para assistir a palestra “Impacto da Poluição Marinha nas Comunidades Tradicionais”, na semana passada, na comunidade do Bonete, pela manhã.

A atividade faz parte do cronograma de ações que a Ação Lixo Marinho vem desenvolvendo desde fevereiro, junto com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela, com o intuito de conscientizar a maior quantidade de pessoas sobre o descarte correto do lixo.

Reunidos no Mc Bonet’s, crianças e adultos conversaram com a bióloga marinha, Roberta Gomes, e com o diretor da Operação Praia Limpa, Rogério Vieira Lima Muniz, sobre a produtividade na pesca, a influência do lixo e seus impactos na pesca e no turismo, as alternativas para descarte e armazenamento correto do lixo e a perda de renda para os moradores.

“Se tratando de conscientização ambiental, toda e qualquer pessoa que for atingida traz benefícios ao cotidiano de todos, e entre elas há sempre mentes jovens e em processo de construção. Portanto, as crianças são o meio mais eficiente e rápido”, disse a bióloga, destacando a importância das crianças na palestra.

Atentos e interessados no assunto, os pequenos fizeram perguntas e ouviram, atentos, todas as orientações da equipe. “Na palestra, falamos para eles sobre as formas de descarte correto de lixos domésticos e os impactos que o descarte incorreto pode causar no meio ambiente. A educação ambiental infantil traz, não só para o ambiente, mas também para o planeta, um real aproveitamento dos recursos naturais, pois são eles que cuidarão futuramente de todos os meios”, destaca Rogério Vieira Lima Muniz, diretor da Operação Praia Limpa.

Castelhanos

Na parte da tarde, a equipe seguiu para a comunidade de Castelhanos, onde realizou um mutirão de educação ambiental. Indo no comércio local e abordando moradores e turistas, eles distribuíram ecobags, folders educativos e conversaram com a população, sempre lembrando a importância do descarte correto do lixo.

A Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa teve início em fevereiro e segue até o final do mês de abril, e mesmo com o início da baixa temporada, segue pelo mar e nas comunidades, conscientizando pescadores e ocupantes das embarcações sobre o descarte correto do lixo, realizando palestras e mergulhos para a coleta de lixo submerso.

A ação Lixo Marinho realizada pela empresa Operação Praia Limpa é contratada pela Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e recebe o apoio institucional das empresas Concessionária Chevrolet Veibrás, Macboot, Rádio Ilhabela FM, ABLM, Instituto Supereco e KL Ambiental – Engenharia e Consultoria.

Para conhecer mais sobre o Projeto Operação Praia Limpa, visite o Facebook https://pt-br.facebook.com/operacaopraialimpa/.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.