• Da Redação

Coelho não é brinquedo, precisa de cuidados e posse responsável

Animais são seres vivos, sentem fome, dor, frio, medo, solidão... não são para qualquer um. São para pessoas que se comprometem a cuidar deles da maneira que a espécie exige. E isso vale também para os coelhos.

Foto: Divulgação

Toda Páscoa é a mesma coisa: crianças, pais, avós, namorados, todos encantados pelos coelhinhos de verdade. Não tem como não ficar, não é mesmo? Eles são fofos com aqueles olhinhos implorando carinho e aquelas orelhinhas gostosas e apaixonantes.

Infelizmente, toda essa euforia acaba alguns dias depois do domingo de Páscoa. A maioria dos animais ou morre ou é abandonada à própria sorte.

Tanto é que coelhos são a terceira espécie de animais mais abandonada no país, ficando atrás apenas dos cães e dos gatos. É uma triste realidade.

É preciso ter em mente que coelhos domesticados, quando bem alimentados e cuidados de maneira correta, com todos as necessidades básicas satisfeitas vivem, em média, 8 a 10 anos. Coelhos abandonados ou sem cuidados, 2 ou 3 meses.

E, ao contrário do que todo mundo pensa, coelho não vive bem em gaiola. Eles precisam de espaço porque têm muita energia para gastar. Além do que, eles gostam de companhia e se sentem muito só em gaiolas.

Animal não é presente

Animais não são presentes. Ainda mais para crianças. Se for para um amigo ou namorado, o ideal é perguntar antes se a pessoa quer ter um pet e se tem disponibilidade para cuidar dele de forma responsável. Não vá se ofender se a resposta for não. Apenas respeite e pense em uma opção de presente que possa agradar a pessoa interessada.

Se não dá para você, tudo bem

Se você ou sua família não estão preparados para serem tutores responsáveis de coelhos, desista da ideia. Opte por presentear com coelhos de pelúcia, brinquedos e chocolates. Afinal, não são seres vivos e, se forem deixados de lado depois da Páscoa, não sentirão. Nem serão abandonados num parque ou rua qualquer, à mercê da própria sorte. E vamos ser sinceros, não tem melhor presente do que chocolate e brinquedos, ainda mais para crianças! Boa Páscoa!

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.