• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Semana Santa aquece o comércio de peixe em Caraguatatuba

A procura por diversidades de peixes aquece o comércio e para atender as grandes demandas de turistas e munícipes, os entrepostos do Porto Novo e Camaroeiro, estão preparados desde o início da semana.

Foto: Marina Larcher / PMC

O feriado da Semana Santa é um dos mais aguardados pelos vendedores de pescado em Caraguatatuba. A procura por diversidades de peixes aquece o comércio e para atender as grandes demandas de turistas e munícipes, os entrepostos do Porto Novo e Camaroeiro, estão preparados desde o início da semana.

No Camaroeiro, região central, são 12 boxes de vendas em funcionamento das 7h às 18h, porém com a Semana Santa a rotina dos trabalhadores tem sido maior. Daniel Martins Ferreira, ajudante do Box 9 disse que começa seu dia mais cedo: “Na sexta-feira especificamente, estamos de pé desde as 6h montando a bancada de peixes para venda. Temos que aproveitar a clientela”, explica.

O pescador Carlos Roberto Jacobelli, que está no ramo da pesca há 50 anos, afirma que o mar nesses dias de lua cheia está mais calmo e ótimo para pesca. Jacobelli ainda destaca que a pesca em maior abundância é a do cação. “É um dos peixes mais vendidos, mas a escolha na hora de comprar fica a gosto do cliente”.

Para Josélia Alves da Silva Paes, comerciante no Entreposto de Pesca do Porto Novo há 19 anos, os dias da Semana Santa são bons para o negócio, mas os fins de semana com sol também são dias que valem a pena. “São excelentes para as vendas”.

Com a animação do feriado, Dona Márcia Santana do Box 1 do Porto Novo, afirma que os preços se mantêm na média. São oferecidos: tainha, cação, corvina, carapau e o porquinho que, segundo ela, é o mais procurado e está sendo comercializado a R$ 20,00 o quilo, limpo.

Como escolher o peixe

Na hora de escolher o peixe, observe se a pele está firme, úmida e sem manchas. Outros aspectos que indicam que o peixe está fresco são: olhos brilhantes, escamas unidas entre si e guelras que vai da tonalidade rosa ao vermelho intenso, e sem viscosidade. O cheiro do peixe não deve ser repugnante.

Após descongelar, os pescados só podem ser congelados novamente após o seu preparo. Para fazer o congelamento caseiro, os peixes devem ser conservados inteiros, mas sem as vísceras. Não congele espécies diferentes no mesmo recipiente.

Serviço

Entreposto de Pesca do Camaroeiro – Av. Dr. Artur Costa Filho, s/nº, Cento.

Entreposto de Pesca do Porto Novo – Alameda Antônio Luiz da Câmara Coutinho, 135, Porto Novo.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.