• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião comemora Dia Nacional da Educação de Surdos e Dia Nacional da Libras

Alunos surdos matriculados nas escolas da Rede Municipal do Ensino são acompanhados individualmente, dia a dia, por um professor intérprete, que desenvolve estratégias pedagógicas diferenciadas para o ensino da Libras e do Português, além de trabalhar a língua de sinais também com os alunos ouvintes.

Foto: Divulgação/PMSS

Abril é um mês de celebração para a comunidade surda e conscientização para todos. Ontem (23/04) foi comemorado o “Dia Nacional da Educação de Surdos”, data que marca suas lutas e conquistas na escolarização e inclusão no ensino regular. Hoje (24/04) é dia de celebrar o “Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais - Libras”, pois se refere à data de publicação da Lei nº 10.436/02, que a reconhece como meio legal de comunicação e expressão.

Em São Sebastião, temos alunos surdos matriculados nas escolas da Rede Municipal do Ensino. Cada estudante é acompanhado diariamente por um professor intérprete, que desenvolve estratégias pedagógicas diferenciadas para o ensino da Libras e do Português, além de trabalhar a língua de sinais também com os alunos ouvintes. Todos esses estudantes surdos são atendidos por professores especialistas do EAPE (Espaço de Apoio Pedagógico Especializado), que desenvolvem propostas de intervenção dentro e fora da sala de aula comum.

Ainda como parte das estratégias, a Secretaria de Educação disponibiliza mais dois professores especialistas em deficiência auditiva e Libras, itinerantes, que acompanham o desenvolvimento desses alunos, dão suporte aos intérpretes, realizam formação em Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) para professores da sala de aula comum e ministram o “Curso Básico de Libras”, livre e gratuito, dentro das escolas municipais da Topolândia, na Região Central, e da EM Antônio Luiz Monteiro, de Boiçucanga, Costa Sul, que tem como objetivo disseminar a Língua Brasileira de Sinais para toda comunidade.

A Educação dos surdos, assim com a luta pelos seus direitos, é um dever de todos.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.