- G1 Vale do Paraíba e Região
Vendaval no litoral norte de SP foi reflexo de frente fria vinda sul do país, diz Cemaden
Meteorologista explicou que o fenômeno que provocou vento de mais de 100 km/h chama cisalhamento pré-frontal. Entenda o que ocorreu.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou que a ventania que atingiu o litoral norte de São Paulo neste domingo (28) foi causada pela movimentação atípica de uma massa de ar frio vinda do sul do país. O nome do fenômeno é cisalhamento pré-frontal, que é o adiantamento da frente.
De acordo com o meteorologista Giovani Dollif, os ventos de mais de 100 km a partir da tarde foram como um 'espirro' que 'escapou' da trajetória natural da frente fria.
O vendaval pôs Ilhabela em situação de emergência nesta segunda-feira (29). Caíram 300 árvores e embarcações foram arrastadas para as praias ou ficaram à deriva no mar.
A ventania pegou moradores e turistas de surpresa em um fim de semana de sol e calor. Segundo o meteorologista, foi justamente a alta temperatura que contribuiu para o fenômeno. Os termômetros marcaram em torno de 30 ºC no fim de semana no litoral norte.
Fenômeno
De forma técnica, Doliff explicou que o que aconteceu foi uma linha de cisalhamento pré-frontal, que é adiantamento da frente. Na prática, é como se o ar quente que estava sobre a região tivesse pressionado a frente, gerando um 'espirro' de vento.
"Essa frente fria seguia do sul do Brasil e parte dela impactaria a região do litoral norte. Quando teve contato com esse ar quente, ela foi pressionada e é como se tivesse espirrado um jato de ar, que escapou dessa massa em alta velocidade. Esse jato seguiu em direção ao litoral norte, provocando a ventania", explicou o meteorologista.
O vendaval aumentou a umidade do ar e provocou leve queda nas temperaturas na região. A previsão de máxima nesta segunda-feira (29) é de 27 °C. O céu deve permanecer encoberto com chuvas pontuais até a quarta-feira (1°), quando o tempo volta a ficar estável.
