• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Comunidade da Ilha da Vitória, em Ilhabela, recebe palestra de educação ambiental da Ação Lixo Marin

Equipe visitou a casa de moradores e fez mutirão de limpeza nas trilhas.

Foto: Divulgação / OPL

Parte das 20 famílias da comunidade da Ilha da Vitória receberam, no domingo (28), a equipe da Ação Lixo Marinho, da empresa Operação Praia Limpa, para a palestra “Impacto da Poluição Marinha nas Comunidades Tradicionais”.

Localizada ao lado Leste de Ilhabela, a Ilha da Vitória é um lugar de águas claras, possibilitando a visualização de tartarugas, arraias e grande variedade de peixes. Como parte do cronograma de ações que a Ação Lixo Marinho vem desenvolvendo desde fevereiro, junto com a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, a palestra tem o intuito de conscientizar a maior quantidade de pessoas sobre o descarte correto do lixo.

Temas como “Produtividade na pesca”, “Influência do lixo e seus impactos na pesca e no turismo”, “Alternativas para descarte e armazenamento correto do lixo” e “Perda de renda para os moradores”, foram abordados durante a palestra, que ocorreu na escola da Ilha.

“Os moradores nos receberam com muita atenção e, para nossa felicidade, vimos que a questão do descarte correto do lixo para eles é algo que já é trabalhado por lá”, conta o diretor da Operação Praia Limpa, Rogério Vieira Lima Muniz.

A equipe andou pela comunidade realizando um mutirão de limpeza nas trilhas e fazendo a orientação dos moradores. “Eles nos relataram como o lixo no mar atrapalha o cotidiano de pesca deles. Por isso, se preocupam com a forma correta de descarte”, disse o engenheiro ambiental, Kelvin Teixeira.

A Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa, teve início em fevereiro e, como última ação dessa temporada, a palestra na Ilha da Vitória. Ao longo dessa edição a equipe percorreu o mar e as comunidades tradicionais conscientizando pescadores e ocupantes das embarcações sobre o descarte correto do lixo, realizando palestras e mergulhos para a coleta de lixo submerso.

A ação é contratada pela Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e recebe o apoio institucional das empresas Concessionária Chevrolet Veibrás, Macboot, Rádio Ilhabela FM, ABLM, Instituto Supereco e KL Ambiental – Engenharia e Consultoria.

Para conhecer mais sobre o Projeto Operação Praia Limpa, visite o Facebook: https://pt-br.facebook.com/operacaopraialimpa/.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.