• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Curso de produção de cachaça artesanal, em Caraguá, chega ao fim com o uso do alambique

A atividade foi marcada pela última etapa da produção da bebida, quando os participantes fizeram uso do alambique, aparelho usando na destilação da bebida.

Foto: Luís Gava/PMC

Agricultores rurais locais participaram nesse mês do segundo módulo do curso de produção de cachaça artesanal que finalizou hoje (10/05). A atividade foi marcada pela última etapa da produção da bebida, quando os participantes fizeram uso do alambique, aparelho usando na destilação da bebida.

O curso foi promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) e em parceria com o Sindicato Rural de Paraibuna. Durante o primeiro módulo que ocorreu no mês de abril, os agricultores tiveram aulas teóricas sobre legislação para produzir a cachaça. Segundo o professor Celso Nogueira a parte introdutória do curso é uma das mais importantes, afinal a produção da cachaça depende de uma série de regulamentações que devem ser seguidas como: higienização, padrão de produção e venda, requisitos e procedimentos para registro de estabelecimentos para aqueles que desejarem abrir um negócio.

A etapa prática do curso começou dia 08/05, com o processo de fermentação da bebida. Para Luis Eduardo Duarte Fernandes, que trabalha na Secretaria de Meio Ambiente e é químico, o curso é muito proveitoso já que alguns dos agricultores que estão participando têm plantação de cana de açúcar e interesse nessa área de produção da cachaça. “Eu mesmo gostei da oportunidade de estar aqui e acredito que agregou muito, principalmente, para aqueles que pretendem investir nesse ramo.”, ele finalizou.

Para Aurélio Cocenzo de Almeida, produtor rural da cidade que está participando pela primeira vez do curso de produção de cachaça, a oportunidade deu a ele boas ideias para o futuro. “Eu tenho plantação de cana de açúcar na propriedade e pensei em produzir cachaça antes. Agora com o curso, tenho certeza que quero seguir com isso.” Ele explicou.

O Banco Municipal de Alimentos fica localizado na Avenida Ministro Dílson Funaro, 287 – Jardim Britânia.

No site da Prefeitura de Caraguatatuba você encontra diversas iniciativas de projetos ambientais que são realizados na cidade. Conheça no link www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/meio-ambiente/

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.