• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Camaroeiro ganha pintura artística no muro de entrada dos Mirantes da Orla

A arte é criação do pintor Adriano Mendes Peretti, conhecido como “Branco”. A ideia de personalizar o muro surgiu por conta da adequação do espaço que servirá como local de atendimento provisório do Entreposto de Pesca do Camaroeiro, que passará por obras de revitalização.

Foto: Mayara Peixoto/PMC

Quem passa hoje pela entrada dos Mirantes da Orla no Camaroeiro poderá acompanhar a pintura de paisagens da cidade feitas no muro ao lado do Entreposto de Pesca. A arte é criação do pintor Adriano Mendes Peretti, conhecido como “Branco”. A ideia de personalizar o muro surgiu por conta da adequação do espaço que servirá como local de atendimento provisório do Entreposto de Pesca do Camaroeiro, que passará por obras de revitalização.

Visando reduzir os custos da adaptação do galpão, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, firmou uma parceria com o artista e a empresa TOP Tintas, que juntos doaram mão de obra e os materiais para execução do trabalho. “Estou muito contente em poder colaborar. Nós, como empresários, precisamos investir em nossa cidade de todas as formas. É um local tradicionalmente caiçara e um dos pontos turísticos mais visitados de Caraguá. Nossa intenção é buscar outros parceiros e completar a arte em toda extensão do muro. Nossos pescadores merecem”, destacou Ricardo Alves, proprietário da TOP Tintas.

Para “Branco”, é uma oportunidade de deixar um legado. “Essa cidade é especial e tem paisagens incríveis. Tentei retratar o caiçara, o pescador, as belezas naturais e tudo aquilo que temos de bonito. Espero que as pessoas apreciem, façam fotos e levem as lembranças desse cantinho”, comentou.

De acordo com o secretário da SMAAP, Marcel Giorgeti, é fundamental ter o apoio da iniciativa privada nas ações da administração municipal. “Nós já temos o projeto Adote o Verde, que prevê a adoção e a zeladoria de espaços verdes e praças do município por parte das empresas. Acreditamos que podemos sempre somar. Agradecemos muito essa parceria e estamos contentes, pois vai deixar o lugar ainda mais bonito”, comentou.

A previsão é de que em 15 dias a venda dos pescados e camarões já esteja acontecendo de forma provisória no galpão na entrada dos Mirantes da Orla, ao lado da marina, na entrada lateral do Entreposto de Pesca.

O local temporário irá seguir todas as condições sanitárias para atendimento e manuseio dos pescados, por isso, além da pintura da parte externa do muro, o espaço está passando por uma breve reforma, instalação de pias, balcões, pintura, entre outros detalhes.

A mudança se faz necessária para que a Prefeitura de Caraguatatuba consiga acelerar as obras de reforma e revitalização do Entreposto de Pesca do Camaroeiro. As obras já começaram, mas, em conjunto com os permissionários dos boxes, foi decida a realocação do atendimento até a finalização que deve durar de 6 a 8 meses, com previsão para término antes da próxima temporada.

“No momento a preocupação da administração do prefeito Aguilar Junior é não deixar que os pescadores fiquem parados. Por isso estamos adaptando o espaço da melhor maneira possível para que eles sigam trabalhando. Nosso objetivo é fomentar as comunidades que vivem da pesca na cidade, por isso acreditamos que a revitalização do Entreposto vai atrair novos públicos e aquecer o mercado”, destacou Giorgeti.

Benefícios no âmbito comercial e sanitário no espaço

O novo Entreposto de Pesca do Camaroeiro terá um layout mais aconchegante e agradável, com uma cobertura maior para atender os pescadores e consumidores, além de melhor disposição dos boxes e intervenções na câmara fria.

Segundo Leandro Borella, secretário da Secretaria de Obras Públicas (Secop), além do aspecto estético, as obras geram grande impacto positivo no âmbito comercial e sanitário no espaço. “É uma reivindicação antiga dos pescadores que hoje trabalham em condições insalubres. Temos certeza de que essa revitalização trará muitos benefícios à comunidade pesqueira”, comentou.

A obra contempla a execução de cobertura central que unirá os blocos, substituição de todo revestimento e piso cerâmico dos boxes, substituição das portas e esquadrias de madeira por esquadrias de alumínio e aço galvanizado, execução de cisterna em alvenaria para captação d’água da chuva e utilização da mesma na lavagem da área externa do entreposto, revisão e execução de novo sistema de esgoto, além da execução de paisagismo com a introdução de árvores nativas e arbustos ornamentais.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.