• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Exposição 'Testemunho de Religiosidade', de Carlo Cury, abre dia 20 em Caraguá

A exposição é composta por 16 imagens de santos que foram vestidas por bordadeiras, artistas plásticos de várias cidades e estados a convite de Cury.

Foto: Claudio Gomes/PMC

O saguão da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba (Setur) abre, às 17h de segunda-feira (20/05), a exposição ‘Testemunho de Religiosidade, Anjos, Santos e Cruzes’, do artista plástico e ceramista Carlo Cury.

A exposição é composta por 16 imagens de santos como Santo Antonio, São Bento,

São Francisco, Santana, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Imaculada Conceição, Nossa Senhora Rosa de Lima, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora da Saúde e cruzes, como a de Jesus Cristo, que foram vestidas por bordadeiras, artistas plásticos de várias cidades e estados a convite de Cury.

“Tem devoto pedindo mais santos e eu estou preparando, mas não dará tempo e entrar para esta exposição”, diz o artista plástico que destaca que o ápice dela será a participação dos visitantes no enfeito do manto do Santo Antonio, Padroeiro de Caraguatatuba, feito especialmente para essa exposição.

“A ideia do tema surgiu quando estive em Cusco (Peru) e conheci a Festa das Cruzes. Percebi que santos e cruzes eram todos vestidos por mantos lindamente confeccionados pela própria comunidade”.

Esses mantos eram uma referência a Pachamama – Mãe Terra, divindade máxima dos Andes, Bolivianos e Peruanos, relacionada também à terra, fertilidade, mãe e, principalmente, àquela que representa uma grandiosa divindade feminina.

“É algo sagrado e eles trazem as imagens vestidas em formato de montanha e isso me encantou, tamanha a beleza e religiosidade. Por isso, quando cheguei aqui, comentei com amigos e eles aceitaram participar do projeto, cada um confeccionado os mantos que vestem as imagens”.

Uma das vestimentas foi feita pela ceramista Cláudia Canova, de Caraguatatuba, que bordou para a cruz em madeira ofertada pela família Lodi. “Foi com grande alegria que aceitei bordar e vestir a cruz. Nos riscos de bordados de minha avó me inspirei, isso me levou a um passado onde tudo era feito com amor e devoção”.

O professor Newton Magno Amorim Santos, de Santarém (PA), disse ter se sentido honrado em confeccionar o manto para Nossa Senhora do Carmo. “Me fazia lembrar do meu pai sentado, pedalando na máquina de costura, e de minha mãe fazendo os acabamentos das peças”.

Para o Santo Antonio, o manto será deixado em um cavalete e haverá linhas, fitas, pedrarias onde as pessoas poderão colocar suas intenções e formar uma peça única.

Serviço

Exposição Testemunho da Religiosidade, Anjos, Santos e Cruzes – de Carlo Cury

Abertura: 20 de maio

Horário: 17h

Período: 20 de maio a 20 de junho

Local: Saguão Secretaria Municipal de Turismo

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.