• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Ilhabela recebe Exercício Anhanguera 2019

O exercício, que conta com a participação de cerca de 1,8 mil militares, além de militares das Forças Auxiliares, se desenvolve entre os dias 19 e 23 de maio.

Foto: Divulgação / 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

A 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), com sede em Caçapava (SP), realiza, em Ilhabela, entre os dias 19 e 23 de maio, o Exercício Anhanguera 2019, para adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

A situação geral retratará um quadro de normalidade institucional com comprometimento da ordem pública, em uma Área de Operações, situada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, onde, inicialmente estão sendo desenvolvidas ações preventivas e, fruto de evolução do cenário, ocorre o emprego das Forças Armadas em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), tendo por objetivo a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio em situações de esgotamento dos instrumentos previstos no art. 144 da Constituição e/ou em outra legislação, em que se presuma ser possível a perturbação da ordem.

O Exercício, que conta com a participação de cerca de 1,8 mil militares, além de militares das Forças Auxiliares, se desenvolve na região do Litoral Norte de São Paulo, além de Ilhabela, nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. Inúmeras situações-problema criadas pela direção do exercício exigirão dos militares da Brigada Aeromóvel alto grau de profissionalismo, conhecimento técnico e tático, além de rígidos procedimentos de segurança.

A Força-tarefa a ser realizada em Ilhabela será a Bandeirante, composta pelo 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, que contará com cerca de 385 militares, alojados no Ginásio Gilson Gomes Pinna, no Itaquanduba.

A atividade tem por objetivo, segundo a 12ª Brigada de Infantaria Leve, capacitar as tropas participantes a realizar operações de GLO e de cooperação e coordenação com agências, bem como exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.