• Eduardo Cesar

Litoral Norte: aumenta número de desalojados pela chuva. Ubatuba continua em estado de alerta

Cidades são castigadas pela chuva desde a tarde de quinta-feira (16). Ubatuba continua em estado de alerta. Número de famílias desalojadas subiu de 10 para 18. Elas estão abrigadas em escola na região central da cidade. Fundo Social está recebendo doações.

Chuva deixa Ubatuba debaixo d´água desde a madrugada de sexta-feira (17) - Foto: Glauco Capelossa/Rede social

Aumentou o número de pessoas desalojadas pela chuva no litoral norte de São Paulo neste sábado (18), sendo mais de 120. As cidades da região vem sendo castigadas pelo temporal desde a tarde de quinta-feira (16) - o volume de chuva deu trégua nas últimas horas.

Ubatuba

Em Ubatuba, passou de 10 para 18 o número de famílias desalojadas. Agora são 54 pessoas, entre adultos e crianças que estão abrigadas na E.M. Tancredo Neves, na região central. O município continua em estado de alerta.

Ubatuba permanece em estado de alerta - Foto: Jamil Junior/Rede social

Além dos alagamentos que atingem boa parte do centro da cidade, foram registrados também deslizamentos no bairro Vale do Sol e quedas de árvores, no quilômetro 28 da Rodovia Rio-Santos e em Itamambuca. Na tarde da sexta-feira (17), 52 escolas em todo o município haviam suspendido as aulas.

Segundo dados do Cemaden, nas últimas 72 horas, choveu mais de 200 mm em algumas regiões da cidade. Além da região central, os bairros Lagoinha, Perequê-Mirim, Lázaro, Praia Dura, Ipiranguinha, Tenório, Estufa II, Maranduba e Itamambuca foram os mais atingidos.

Segundo a Defesa Civil, Ubatuba está em alerta para chuvas fortes e contínuas nas próximas 24 horas.

O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba está recebendo doações de roupas, água potável, cobertores, roupas de cama e banho, produtos de limpeza, produtos de higiene e fraldas descartáveis.

Litoral Norte

Em Caraguatatuba, 26 pessoas estão desalojadas. Elas são moradoras dos bairros Perequê Mirim, Barranco Alto e Massaguaçu. Elas estão abrigadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no Jardim Jaqueira. A contabilidade anterior, da noite de sexta-feira (17), apontou 19 moradores nessa condição.

Em São Sebastião, segundo a prefeitura, 22 pessoas estão desalojadas, sendo 14 em abrigo, duas pessoas em casa de familiar e 6 pessoas em uma hospedagem. Elas são moradoras do Centro, Itatinga e Topolândia.

O Fundo de Solidariedade do município está arrecadando doações como colchões e roupas para essas famílias.

Em Ilhabela são 21 desalojados que estão na casa de familiares ou amigos. Não foi montado abrigo público.

Duas casas desabaram no arquipélago, no bairro Piúva. Não havia ninguém nos imóveis. A estrada SP-131, ligação entre o norte e o sul da ilha, foi interditada por deslizamentos de terra. Defesa Civil e Bombeiros faziam atendimentos no local por volta de meio-dia.

Defesa Civil

A Defesa Civil está nas ruas no litoral norte para prestar socorro às vítimas, monitorar áreas de risco e fazer a desobstrução de locais com queda de barreira, por exemplo.

O órgão fez um alerta para todos que estão em áreas alagáveis e regiões de encostas, deixem o local e procurem um abrigo seguro.

Avenida Capitão Felipe, no Itaguá teve trânsito impedido por causa das chuvas - Foto: Odair Navarro/Rede social

Ubatuba continua em estado de alerta por causa das chuvas - Foto: Odair Navarro/Rede Social

Posts Relacionados

Ver tudo
[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.