• G1 Vale do Paraíba e Região

Risco de desmoronamento impede limpeza de estrada bloqueada por terra em Ilhabela

Deslizamento de encosta, no bairro Piúva, foi na manhã do último sábado (18) e isolou os moradores da costa sul do arquipélago. Eles só conseguem deixar a região pelo mar.

Deslizamento de terra de grandes proporções fecha estrada em Ilhabela desde sábado (18) — Foto: Márcio Gonzalez Coelho/Vanguarda Repórter

O risco de desmoronamento de encosta impede o início do trabalho de limpeza da terra que fecha a rodovia Perimetral Sul (SP-131) em Ilhabela (18). O deslizamento, no bairro Piúva, foi na manhã do último sábado (18) e isolou os moradores da costa sul do arquipélago - que agora só conseguem sair da região pelo mar.

De acordo com a prefeitura, técnicos do Instituto Geológico de São Paulo (IG) estiveram no local, junto com a Defesa Civil, no fim de semana. Segundo eles, o solo onde ocorreu o deslizamento está totalmente instável, vertendo água e com blocos de rocha fragmentados, que podem se movimentar.

Com isso, não há condições de segurança para que o trabalho comece no local. É necessário aguardar a estabilidade do terreno.

A expectativa nesta segunda-feira (20), agora que a chuva cessou, é que seja necessário pelo menos mais 48 horas para que o local seja liberado para os trabalhos.

O G1 procurou o Instituto Geológico para obter mais detalhes sobre os laudos que analisaram o terreno e aguarda retorno.

Ilhabela tem 21 pessoas desalojadas pela chuva. Elas estão na casa de parentes. No morro que deslizou havia uma casa, que foi destruída pelo ocorrido. Como o imóvel estava interditado, não havia ninguém no local. Três carros também foram soterrados.

Solo está instável e há risco de novos deslizamentos na encosta em Ilhabela — Foto: Márcio Gonzalez Coelho/Vanguarda Repórter

Transporte

Quatro lanchas foram disponibilizadas pela prefeitura para atender os moradores da costa sul da ilha, que queiram acessar a região central.

As lanchas funcionam no sistema 'bate e volta' das 5h30 às 20h, em operação com intervalos que variam de 30 minutos a 2 horas - dependendo do horário do dia. Um ônibus também faz o transporte gratuito da da balsa até o píer do Perequê para aqueles que estão chegando ao continente.

As embarcações ficarão de plantão durante a noite toda para atender o transporte em casos de urgência e emergência.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sul da ilha segue aberta, em plantão de 24h, para atender a população em casos de urgência e emergência.

Sete escolas da costa sul estão com as aulas suspensas nesta segunda e terça-feira (21). Veja aqui a lista de unidades.

Descarte de resíduos no Sul da ilha

Devido à interdição da Rodovia SP 131, a prefeitura informa que a coleta de resíduos será afetada.

Por se tratar de uma situação atípica, solicita-se a cooperação da população em relação ao descarte do lixo. Segundo a prefeitura, o melhor a se fazer no momento é acomodar os rejeitos em casa até que se normalize a situação. A prefeitura ainda pede aos moradores que não depositem os resíduos nas ruas para que se evite que sejam espalhados pelas vias, além de evitar também a infestação de moscas e odores ruins. E, no caso de novas chuvas, que os resíduos sejam levados pela água.

Equipes da prefeitura e Defesa Civil aguardam na manhã desta segunda (20) a liberação para início do trabalho — Foto: Vanessa Vantine/TV Vanguarda

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.