• G1 Vale do Paraíba e Região

Abertura de estrada bloqueada por deslizamento de terra é adiada em Ilhabela

SP 131 está fechada desde o último sábado (18). Moradores da costa sul estão isolados. Novo deslizamento e fissura mostram que terreno ainda está instável e trabalho no local foi suspenso.

Terra deslizou no local onde os trabalhadores tentam desde quarta (22) reabrir a estrada fechada por desmoronamento — Foto: Tiago Bezerra/TV Vanguarda

O trabalho de remoção de terra para liberação da Perimetral Sul (SP-131), em Ilhabela, foi temporariamente suspenso no fim da manhã desta sexta-feira (24) depois que uma fissura foi encontrada na encosta e houve um pequeno deslizamento na área. Com isso, o cronograma que previa a liberação da estrada ainda nesta sexta, foi alterado - agora não há prazo.

De acordo com o Secretário de Obras do arquipélago, Rogério de Lucca,a fissura é profunda e põe a área em risco. O solo está instável.

"Por ora o trabalho está parado, por causa dessa movimentação de terra. Isso vai inviabilizar a abertura da estrada hoje [sexta-feira]. Vamos retomar o trabalho em breve, mas de uma nova forma, talvez removendo a terra de cima para baixo. Além disso o tempo está fechado, se chover, teremos que parar por mais tempo", disse Lucca.

A SP-131 está fechada desde a manhã do último sábado (18) depois que um deslizamento de grandes proporções no Piúva arrastou duas casas e soterrou carros. Ninguém ficou ferido, mas cerca de 10 mil moradores da costa sul da ilha estão isolados. Eles só conseguem deixar a região pelo mar.

A intenção da prefeitura era liberar uma pista da estrada na tarde desta sexta. Quando o trabalho foi interrompido faltava apenas cerca de 4 metros de escavação para as máquinas retirarem toda a terra de uma das pistas da Perimetral Sul.

Com o novo deslizamento, o secretário alertou que há risco às casas que estão interditadas na encosta. São, ao todo, nove casas interditadas pela Defesa Civil em Ilhabela, sendo sete delas em morros. Os desalojados estão na casa de parentes e amigos.

Trabalho de remoção da terra para abertura da estrada começou na quarta-feira 22 — Foto: Ronald Kraag/Prefeitura de Ilhabela

Trabalho de limpeza começou na última quarta-feira (22) — Foto: Márcio Gonzalez/Arquivo pessoal

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.