• G1 Sul do Rio e Costa Verde

Secretaria de Saúde do Rio confirma morte de idoso por H1N1 em Angra dos Reis

Vítima, de 72 anos, era o único caso suspeito na cidade. Confirmação foi divulgada pela prefeitura de Angra nesta sexta-feira, após resultado de exame. Vacinação na cidade tem baixa procura.

Foto: Divulgação/PMAngra

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro confirmou nesta sexta-feira (24) que a morte de um idoso em Angra dos Reis foi causada pelo vírus da gripe Influenza A, popularmente conhecida como H1N1. O caso só foi confirmado pela prefeitura de Angra depois da divulgação do resultado de um exame feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, no Rio.

Foi a primeira morte pela doença no município este ano. A vítima, de 72 anos, era o único caso suspeito na cidade. Ele morreu no último dia 15 de maio.

O caso já começa a preocupar as autoridades, que informaram que a vacinação na cidade está com baixa procura. Segundo dados do município, apenas 47% das 50 mil pessoas que compõem o público-alvo se vacinaram contra a doença.

"Isso fica como um alerta sobre a gravidade da doença. Em Angra dos Reis, a cobertura vacinal da Influenza está baixa, com pouco mais de 23.630 pessoas vacinadas, ou seja, aproximadamente, 47% das 50 mil pessoas que compõem o público-alvo", alertou o diretor de Saúde Coletiva de Angra dos Reis, Eliezer Barros.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou no dia 10 de abril e termina nesta quinta-feira (30). Em Angra dos Reis, a imunização está disponível em 50 unidades de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 17 h.

O público-alvo são crianças de seis meses a seis anos, gestantes e adolescentes, além de jovens de 12 a 21 anos que estão cumprindo medida socioeducativa. Também recebem a vacina presos, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou outras condições especiais, independente da idade.

A vacina também está disponível para professores de escolas públicas e privadas, e também para policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.