• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Prefeitura de São Sebastião realiza atendimento “Bebê Clínica” na USF Centro

Na ação, que é realizada uma vez por mês na unidade, é feito o trabalho de limpeza, avaliação do freio lingual e labial, do desenvolvimento da dentição do bebê, aplicação de flúor.

Foto: Divulgação/PMSS

O trabalho preventivo da Saúde em São Sebastião continua com toda a força. Uma das atividades desenvolvidas é o atendimento odontológico para bebês, por meio do programa “Bebê Clínica”, na Unidade de Saúde da família (USF) - Equipe Centro.

Na ação, que é realizada uma vez por mês na unidade, é feito o trabalho de limpeza, avaliação do freio lingual e labial, do desenvolvimento da dentição do bebê, aplicação de flúor. Também são realizadas orientações de prevenção a doenças e acerca da importância do acompanhamento odontológico na primeiríssima infância (crianças de 0 a 3 anos).

A dentista da unidade, Tassia Vasconcelos, promove as orientações odontológicas. “O cuidado previne o aparecimento de cáries, que podem surgir principalmente se o bebê usa mamadeira e não faz a correta higiene bucal. Esses cuidados também devem ser redobrados na introdução alimentar, que ocorre depois dos seis meses, quando o bebê também passa a ter contato com frutas e outros alimentos, o que contribui para a proliferação de bactérias que causam a cárie. Também é necessário frisar a importância de se evitar a inserção do açúcar na fase da primeiríssima infância. É uma vantagem não só para a saúde bucal, mas também para a saúde sistêmica”, explicou.

Além do atendimento, no local é realizada uma dinâmica com fantoches com a auxiliar de saúde bucal, Fátima Moraes. “O entretenimento das crianças com o auxilio de fantoches e brincadeiras é trabalhado de forma estratégica para ensinar a elas a importância da higiene bucal, de uma forma divertida”, disse.

“Toda a equipe está de parabéns pelo trabalho desenvolvido. É de suma importância desenvolver atividades assim, trabalhando o lúdico da criança de maneira educativa”, aprovou a articuladora da Primeiríssima Infância, Priscila Magalhães.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.