- Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba
Alunos colocam “a mão na massa” nas aulas práticas do curso de Padaria Artesanal em Caraguatatuba
Antes de começar a aula, realizada na cozinha do IFSP, os alunos já colocam em prática o que aprenderam nas aulas teóricas sobre boas condutas da manipulação de alimentos.

Os alunos do PROEJA deram início às aulas práticas do curso de Padaria Artesanal, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, em parceria com o IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo. Na aula desta terça-feira (28/05), os alunos aprenderam a fazer pão de cenoura.
Antes de começar a aula, realizada na cozinha do IFSP, os alunos já colocam em prática o que aprenderam nas aulas teóricas sobre boas condutas da manipulação de alimentos. Eles lavam as mãos, colocam as toucas e organizam tudo, para que não haja nenhum tipo de contaminação do alimento.
Para os alunos, a aula é um novo caminho, uma nova etapa da vida. Além disso, o curso incentiva a socialização e traz a oportunidade de trabalhar e abrir um negócio próprio.
Aluna do PROEJA, Edite Aparecida, de 51 anos, contou que a importância do curso é o crescimento do aprendizado. “Podemos usar as técnicas em casa, pra família, ou podemos abrir o nosso próprio negócio”, ressaltou. Para ela, a professora, facilitadora, tem auxiliado e ajudado muito.
Fernanda Alves, de 41 anos, também é aluna e está achando o curso maravilhoso. “Estou aprendendo bastante e é incrível”, disse ela. Nascida no Rio de Janeiro, Fernanda mora há um pouco mais de um ano em Caraguatatuba e disse que está aproveitando todos os ensinamentos do curso.
A estudante também destacou a importância da Prefeitura investir nos munícipes e de ajudar, dando oportunidades à população. “Estou aproveitando todas as chances que estão aparecendo; o curso foi uma delas. Aqui eu tenho mais qualidade de vida”, ressaltou.
Edilaine Foltran, de 51 anos, é a facilitadora do curso. Sempre atenciosa, ela divide os trabalhos para cada aluno antes de começar a aula e explica cada procedimento necessário para a produção do pão. Ela diz que está feliz com o andamento do curso, que está indo muito bem e que se sente realizada. “O pessoal está empolgado e é empenhado; isso é gratificante”, disse ela.