• Fundart

Ubatuba realiza 96ª Festa de São Pedro Pescador no mês de junho

Considerado o maior evento junino da região, a festividade acontece de 26 a 30 de junho, na Praça de Eventos de Ubatuba.

Procissão marítima - Foto: Adriane Ciluzzo

Está chegando o mês de junho. Época de baixas temperaturas, bebidas quentes, fogueiras e, principalmente, da Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba. O que começou em 1923, com uma missa em uma balsa improvisada sobre duas canoas, hoje, consolida-se como o maior evento junino da região, atraindo milhares de moradores e turistas de todo o Brasil.

Neste ano, a 96ª edição da Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba acontecerá de 26 a 30 de junho, na Praça de Eventos – Avenida Iperoig , Centro – trazendo sempre, o melhor da nossa cultura.

Abrindo oficialmente as festividades, na quarta-feira, 26 de junho, acontecerá o tradicional concurso “Rainha dos Pescadores”. O desfile destaca a beleza da mulher de Ubatuba e é famoso por atrair um grande número de espectadores na torcida por sua candidata favorita.

A novidade deste ano fica por conta da parceria com o “Festival Culturando”, que integrará a programação da festividade com diversas atividades e apresentações. Durante todos os dias do evento, o público irá conferir shows musicais que prometem aquecer as noites frias de inverno. Falando em aquecer, que tal aproveitar essa festividade para provar uma tainha assada? Presente na Festa de São Pedro desde 1977, o prato caiçara tornou-se marca registrada do evento.

Outra marca registrada é a tradicional Procissão Marítima, também conhecida como Procissão dos Barcos, que acontece sempre no dia 29 de junho, dia de São Pedro Pescador. A atividade integra a programação religiosa da festa, juntamente com a Benção dos Anzóis e a Missa Campal.

Os grupos tradicionais e de cultura popular também marcam presença na festa, apresentando-se no aconchego da “Vila Caiçara”, espaço que se tornou um dos pontos altos do evento, contribuindo com manutenção da cultura identitária local e contando um pouco da nossa tão rica cultura caiçara. E não podemos falar de caiçara sem lembrar da tradicional Corrida de Canoa, que a cada ano vem se populariza mais entre as novas gerações. A Corrida de Canoa Caiçara acontece no último dia de festa, domingo, dia 30 de junho, e promete uma disputa acirradíssima como sempre.

Foto: Divulgação/Fundart

Posts Relacionados

Ver tudo
[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.