- Fonte: Prefeitura de Ubatuba
Guarda Civil Municipal de Ubatuba comemora 25 anos de história com solenidade e entrega de homenagen
Vários momentos foram marcados pela emoção, como a lembrança do tenente Hércules Barbosa (in memoriam), um dos fundadores da GCM, representado por sua viúva Lindamar Rodrigues.

Autoridades do município, personagens importantes na história da Guarda Civil Municipal de Ubatuba, homenageados, integrantes da corporação e familiares se reuniram na manhã desta sexta-feira, 31, no Centro de Convenções para celebrar os 25 anos da instituição, comemorados nesta data.
O coral da Lira Padre Anchieta entoou os hinos nacional, de Ubatuba e da Corporação, este último escrito pelo professor Eunápio Ramos de Oliveira, presente no evento e um dos homenageados.
O Presidente da .119ª Subseção da OAB de Ubatuba, Marcio Souza, afirmou que a GCM está honrando Ubatuba e falou sobre o vínculo que a convivência cria, além de comentar sobre a presença de obstáculos e desafios, mas que fez dela uma corporação forte, merecedora da homenagem.
Em seguida, o presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Fábio Isnard, fez questão de mencionar o trabalho integrado das forças armadas na cidade, classificando a atuação como ímpar dentro do conselho, e parabenizou a instituição pela atuação e trajetória.
Durante sua fala, o secretário de Segurança Pública de Ubatuba, Major Rubens Martins Franco Junior, enalteceu a atuação da gestão, como uma das que mais investiu na pasta e na GCM. “Sabemos que a segurança pública é dever do Estado, mas responsabilidade de todos e Ubatuba não fugiu do papel, investindo, desde 2017, mais de R$15 milhões – com investimentos no Instituto Médico Legal (IML), Operação Verão, Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBmar), Detran, aquisição de veículos para o Corpo de Bombeiros dentre outros”, frisou.
Franco também valorizou o trabalho da GCM no município, que desenvolve diversas atribuições, como fiscalização no trânsito, segurança patrimonial e pública e apoio a eventos da Prefeitura e que atua de maneira exemplar. Além disso, anunciou uma serie de aquisições para a corporação – algumas que já foram entregues e outras ainda em processo.
O comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de Ubatuba, Capitão Robert Scott, comentou que na Constituição de 1988 consta a missão da Guarda proteger o patrimônio do município. “No entanto, qual seria o maior patrimônio de Ubatuba senão o povo? População de Ubatuba, conte sempre com sua Guarda profissional e honrada”.
O delegado da Polícia Civil, Ricardo Mamede, citou todo o esforço que ele observa no trabalho desempenhado pela GCM desde que chegou a Ubatuba e está à frente da delegacia, fazendo questão de abordar a postura e o orgulho demonstrado pelos profissionais da corporação em fazer parte dela, principalmente, durante as ocorrências, garantindo que “não é uma Guarda passiva”.
História e reconhecimento
Em suas palavras, o comandante da GCM, inspetor Almir Rogério Feliciano de Moura, falou sobre cada homenageado, dizendo que sem passado não há presente e reforçando a importância de lembrar com carinho dos que compõem esta trajetória de 25 anos. Ele também fez questão de agradecer e engrandecer todos os profissionais que compõem a GCM de Ubatuba. “Valorizo o trabalho dos senhores e senhoras, que não se limita ao policiamento, mas continuam fazendo história. Tenham certeza que a cada chamado bem atendido e a cada pessoa amparada, defendida e socorrida, continuaremos guardados para sempre na memória e faremos parte da vida dessas pessoas”,
Em seguida, foram entregues as homenagens. Vários momentos foram marcados pela emoção, como a lembrança do tenente Hércules Barbosa (in memoriam), um dos fundadores da GCM, representado por sua viúva Lindamar Rodrigues.
Durante a cerimônia foram entregues três viaturas SUV, Renault Duster, que serão utilizadas na atuação da Guarda Municipal pelo município.
A solenidade foi prestigiada por membros de corporações de outros municípios e vereadores do município de Angra dos Reis.