- G1 Sul do Rio e Costa Verde
Sessões de filmes e oficinas são realizadas para alunos da rede pública de Angra e Paraty
Projeto irá até as escolas fazer as apresentações e acontece desde terça até sexta-feira (de 4 a 7).

Escolas da rede pública da Costa Verde receberão o projeto Cine Transpetro nas Comunidades entre terça e quinta-feira (de 4 a 7). Angra dos Reis e Paraty exibirão sessões de filmes e oficinas de audiovisual para alunos do ensino fundamental e médio.
Os filmes exibidos abordam temáticas como Direitos Humanos, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade, entre outros. O projeto faz parte do Cinema em Movimento, com o intuito de propagar o cinema nacional.
Na terça (4), o projeto esteve em Paraty e quinta e sexta (6 e 7) estará em Angra dos Reis.
Confira a programação
Para alunos até 10 anos de idade
A Natureza Agradece
Sinopse: Bernardo vive em um pequeno rancho cheio de diversidade ambiental. Um dia, uma fábrica aparece colocando em risco toda a natureza.
Temática: Direito ao meio ambiente sustentável
Louise
Sinopse: Durante uma brincadeira de futebol de rua entre quatro garotos, a bola é chutada para longe e cai parto de Louise e Bia. Juca corre para pegar a bola e percebe a habilidade das duas garotas para o futebol e as convida para brincar. Iago não aceita a participação delas, mas Louise não quer ficar fora do jogo.
Temática: Direito das mulheres
Imagine uma Menina com Cabelos de Brasil
Sinopse: O cabelo, fronteira final. Entre caretas e escovas, as viagens de uma menina em busca de aceitação.
Temática: Direito das crianças e do adolescente
Para alunos de 10 a 14 anos de idade
Depois Que Te Vi
Sinopse: Gustavo é um jovem autista que trabalha na farmácia do tio. Ele cumpre metodicamente sua rotina, mas isso muda quando ele sai para fazer uma entrega e vê uma menina passar de bicicleta. A partir daí, seu foco passa a ser essa nova paixão.
Temática: Direitos da pessoa com deficiência
A Câmera do João
Sinopse: Uma faixa de luz passa por uma pequena perfuração, e se faz imagem. João descobriu que fotografias são heranças.
Para alunos a partir de 14 anos de idade
Menina de Barro
Sinopse: Quando Diana (Rafaela Machado) descobre, ainda aos 12 anos de idade, que é superdotada e portanto muito mais avançada do que as outras pessoas na sua mesma faixa de idade, ela se esforça para se adequar ao ambiente no qual está inserida. Entre a ternura e a dureza, Diana decide que combaterá o bullying em sua escola, por mais que isso a gere problemas muito maiores do que já possuía.
Temática: Direito à vida e a integridade física / Direitos da criança e do adolescente