- Isabela Alves, Observatório do 3º setor
Empresa cria sacola plástica que se dissolve em água morna
Feita com amido de mandioca, a sacola também se decompõe rapidamente na natureza.

As sacolas plásticas comuns, muito utilizadas em supermercados e lojas em geral, levam de 100 a 400 anos para se decompor.
Pensando em uma maneira de evitar mais danos ao meio ambiente, a Avani Eco, uma empresa de Bali, na Indonésia, criou uma sacola biodegradável feita com amido de mandioca que, na natureza, desaparece em questão de meses.
A sacola, que suporta até três quilos a cada uso, ainda pode ser dissolvida em água quente ou morna. Ela não dissolve rapidamente em água na temperatura ambiente, para evitar imprevistos em caso de chuva, por exemplo.
A empresa também produz outros tipos de materiais biodegradáveis, como talheres de madeira, copos e canudos feitos à base de amido de milho e embalagens de alimentos que substituem o isopor por fibra de cana de açúcar.