• Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Oficina do Plano Municipal de Saneamento chega às Comunidades Tradicionais de Ilhabela

As oficinas nas comunidades abordaram ações preliminares visando equalizar as demandas e adequar o atendimento à sociedade.

Encontro no Instituto Bonete - Foto: Divulgação/PMI

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou, na quarta (12) e quinta-feira (13), a 4ª Oficina do Plano Municipal de Saneamento Básico, nas Comunidades Tradicionais de Castelhanos e Bonete, respectivamente.

O objetivo, de acordo com a pasta responsável, foi engajar a sociedade, as comissões dos conselhos municipais e o público de interesse no setor de saneamento para acompanhar e discutir o desenvolvimento das ações que serão estabelecidas para a consolidação do Plano Municipal de Saneamento Básico, o instrumento de planejamento norteador no território municipal.

As oficinas nas comunidades abordaram ações preliminares visando equalizar as demandas e adequar o atendimento à sociedade. A secretaria responsável destaca ainda que as oficinas proporcionam uma gestão participativa, tanto nas ações, quanto dos recursos públicos aplicados, sendo parte integrante das etapas previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico.

A secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, que esteve presente nas oficinas, informou que a ideia é, em parceria com as comunidades, realizar o Plano de Saneamento. “Buscamos a participação popular para que a identidade das comunidades não seja prejudicada e o meio ambiente preservado”, destacou.

Maria Salete também ressaltou que a oficina, onde foram apresentados os projetos e soluções, não foi uma ação isolada e sim o resultado de um trabalho que está sendo elaborado desde o ano passado, onde todas as comunidades foram acompanhadas.

Moradores de outras Comunidades Tradicionais foram mobilizadas anteriormente e também participaram dos encontros em Castelhanos e Bonete.

O próximo passo será a viabilização administrativa para efetiva execução do Plano Municipal de Saneamento.

Representantes da Universidade Mackenzie, contratada para fazer o plano, e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social também estiveram presentes nas comunidades.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail saneamento.meioambiente@ilhabela.sp.gov.br.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.