• Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Confira 12 atividades de Ecoturismo em Ubatuba para fazer subir a sua adrenalina

O ecoturismo envolve uma série de atividades para quem gosta de aliar saúde, esporte e adrenalina contemplando paisagens estonteantes que Ubatuba tem para dar e vender.

Rapel - Foto: Divulgação/PMU

Ubatuba é cercada por natureza – um verdadeiro paraíso entre mares, cachoeiras e muita mata. Para aproveitar tudo o que temos a oferecer, hoje, o assunto é o ecoturismo, que envolve uma serie de atividades para quem gosta de aliar saúde, esporte e contemplar paisagens estonteantes- além de fazer a adrenalina correr pelas veias.

Por isso, elencamos 12 práticas consideradas ecoturísticas para você se aventurar!

Trilha

O que não falta em Ubatuba é opção de trilhas. Das mais conhecidas, como sete praias e da praia Brava da Almada, às que exigem um nível maior e preparo, como o pico do Corcovado, na região sul, e a trilha do Corisco, na divisa com Paraty – consideradas caminhadas mais pesadas.

Canoagem

Além da prática da Canoa Havaiana (Va’a) como esporte, a cidade tem locais apropriados para a prática de canoagem. Além do rio da Fazenda, a praia do Puruba é uma das mais procuradas para a prática, devido às águas calmas. E em Ubatuba ainda temos a canoa caiçara como protagonista cultural.

Cicloturismo

De norte a sul diversas são as opções de trilhas e estradas de terra para a prática do esporte, como o percurso do Itaguá até o farol da Ponta Grossa, ou a que leva até a cachoeira do Tombador no sertão do Ubatumirim. Além disso, como a rodovia Rio Santos possui grande alternância entre subidas e descidas, é muito comum se deparar com pessoas praticando o pedal pelo local. Só é necessário redobrar a atenção, devido ao tráfego de veículos.

Escalada/bolder

Um dos destaques do município para a prática do “boulder” (uma das modalidades da escalada em rocha) é o pontão da praia da Fortaleza – considerada umas das melhores formações do Brasil para tal atividade. Os diversos blocos, com as mais variadas graduações, permitem que todos aproveitem a escalada, de iniciantes a profissionais.

Boulder - Foto: Divulgação/PMU

Rapel

Aproveitar uma descida, em ambientes secos, utilizando corda, procedimentos e equipamentos específicos com um visual lindo de viver… quem nunca teve vontade? Superar o medo de altura e se permitir descer um paredão de pedra com mata ao redor é, com certeza, uma excelente experiência. Em Ubatuba, alguns lugares para a prática são a Gruta do Pirata, a Gruta que Chora e a Pedra Grande (dentro da pousada das cachoeiras).

Cachoeirismo

A cachoeira da Pedra Grande é um dos locais em que se pratica a modalidade, assim como a cachoeira do Veu da Noiva. Após a aplicação das técnicas verticais e a prática da descida, é feita uma parada para você desfrutar das águas no poço da cachoeira.

Canionismo

Atividade de aventura onde é possível andar por dentro de curso de água, rios e córregos por meio de técnicas verticais. Em Ubatuba o canionismo pode ser praticado na Cachoeira Água Branca, onde percorre se o rio Água Branca em três descidas de técnicas verticais, podendo tomar banho na cachoeira de mais de 150m.

Mergulho

Com toda essa quantidade de praias e extensão de costa, mergulhar em Ubatuba é garantia de satisfação. É possível praticar o mergulho livre, autônomo e profissional. A cidade sedia alguns dos melhores pontos de mergulho do país, como a Ilha Anchieta, além de outros locais como a Ilha das Couves – que rendem belos registros, principalmente com a diversidade da fauna e flora marinha.

Mergulho - Foto: Divulgação/PMU

Flutuação

Consiste no mergulho superficial em rios, mares ou lagos de águas calmas e claras, proporcionando um contato direto com a natureza, observando rochas, fauna e flora aquáticas com auxílio de máscaras, snorkel, colete salva-vidas e nadadeiras. Alguns locais apropriados para a prática são as chamadas piscinas naturais, como na Praia da Fortaleza, Ilha do Prumirim, Ilha das Couves e praias da Ilha Anchieta.

Observação de aves

Ubatuba tem mais de 80% de sua área total preservada pela Mata Atlântica, e conta com cerca de 540 espécies diferentes de pássaros, que habitam esse pedaço de natureza privilegiada do litoral Sudeste do Brasil.Os pássaros estão por toda parte, inclusive no centro da cidade, e uma ótima opção para contemplá-los é visitar o Centro Cambucá de Observação de Aves administrado pelo Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), Núcleo Picinguaba e a Prefeitura de Ubatuba.

Stand up Paddle

Várias praias de águas calmas são perfeitas para a prática do esporte, como a barra seca e, até mesmo, a praia do Cruzeiro. Na região norte, um dos percursos mais conhecidos é a travessia da praia do Prumirim para Ilha do Prumirim. É possível, inclusive, alugar o equipamento.

Stand Up Paddle - Foto: Divulgação/PMU

Surf

Ubatuba é a “Capital do Surf” e se você deseja praticar o esporte, aqui é o local ideal. As melhores praias para prática do esporte são Vermelha do Norte, Vermelha do centro, Itamambuca, canto esquerdo do Félix e Praia Grande. Já para o skimboard, a praia da Sununga é a mais indicada.

Dica importante: Ao escolher a atividade certifique-se de estar com os equipamentos de segurança necessários, escolha profissionais habilitados (guias de turismo) sempre esteja acompanhado de profissionais capacitados.

Surf - Foto: Divulgação/PMU

Posts Relacionados

Ver tudo
[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.