• Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Gastão Madeira, pioneiro da aviação, é homenageado em Ubatuba

A cerimônia contou com homenagens ao inventor, a sua neta – a jornalista Cristina Madeira – e aos voluntários do Ninja (Núcleo Infantojuvenil de Aviação).

Foto: Divulgação/PMU

Mais de 70 pessoas estiveram presentes na cerimônia oficial que marcou os 150 anos de nascimento do inventor ubatubense e pioneiro da aviação, Gastão Galhardo Madeira, realizada na segunda-feira, 17 de junho, no Teatro Municipal de Ubatuba.

A cerimônia contou com homenagens ao inventor, a sua neta – a jornalista Cristina Madeira – e aos voluntários do Ninja. Cristina recebeu o certificado de cidadão ilustre (post mortem) concedido pela Prefeitura de Ubatuba a Gastão Madeira pelo seu pioneirismo na aviação. Ela também recebeu o certificado de hóspede oficial do município.

“É uma emoção muito grande poder receber esta homenagem de Ubatuba em nome de meu avô; era um sonho de meu pai que sua memória se perpetuasse e ele tivesse o devido reconhecimento por seus inventos. Agradeço à Prefeitura, ao consórcio Voa São Paulo e a todos que apoiaram a organização deste evento, em especial, aos voluntários do Ninja, do Colégio Dominique e do Instituto Salerno-Chieus, que mantêm viva sua memória”, destacou Cristina.

Após as homenagens, Cesar Rodrigues, voluntário do Ninja, pesquisador da aviação e autor do livro Voando Além do Tempo – O pensar de Gastão Madeira, apresentou um panorama da vida e obra do inventor ubatubense. “A partir da observação do vôo das aves, Gastão idealizou a dirigibilidade dos balões. Isso no início da década de 1890, quando ninguém falava desse assunto no mundo. Mais tarde, esse conceito foi utilizado por Alberto Santos-Dumont em seu balão número seis, com o qual conseguiu contornar a Torre Eiffel”, contou Rodrigues.

Diversas autoridades estiveram presentes na cerimônia. O evento também contou com a presença de João Paulo Mendroni Morás, gerente do aeroporto Gastão Madeira/Voa São Paulo, e muitos voluntários do Ninja, em especial os alunos da escola estadual Aurelina Ferreira.

Foto: Divulgação/PMU

Tags:

Posts Relacionados

Ver tudo
[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.