• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Escondidinho 'Dengo de Mãe' da escola Euclydes Ferreira é o vencedor do Chef Caraguá

O prato foi o mais bem avaliado pelas crianças que participaram das degustações. Com a conquista, ele passa a fazer parte do cardápio da rede municipal de ensino.

Foto: Divulgação/PMC

A EMEF Prof.º Euclydes Ferreira foi a grande vencedora do concurso culinário Chef Caraguá. A notícia foi anunciada na noite desta quarta-feira (19/06), em cerimônia realizada no clube Ilha Morena.

O prato “Escondidinho Dengo de Mãe” foi o mais bem avaliado pelas crianças que participaram das degustações. Com a conquista, o prato passa a fazer parte do cardápio da rede municipal de ensino.

As autoras da receita são as cozinheiras Helena Isnaldo Ferreira, Graziele Batista Pereira, Beuclisia Alves Lobato, Gislene Ferreira dos Santos, Eliana Luiz Pimenta dos Santos. Elas expressaram sua emoção pela conquista e disseram que se sentiram motivadas por entenderem a importância da boa alimentação na fase de desenvolvimento das crianças. “Todo mundo diz e é verdade, cozinhar é um modo de amar”, disseram.

Como reconhecimento pelo desempenho elas foram premiadas com um cheque no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), valor que será dividido entre as cozinheiras.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, da secretária de Educação Márcia Paiva, e demais autoridades, além das equipes representantes das 34 unidades escolares que participaram do concurso.

A Diretora de Alimentação Escolar, Fernanda Nunes, destacou que o empenho e dedicação das cozinheiras foram tão grandes que os pratos das duas escolas melhores colocadas atendem aos pré-requisitos e farão parte do cardápio da rede municipal de ensino, pois tiveram boa aceitação por parte dos alunos.

Os pratos que ficaram em 2º e 3º lugar no concurso foram:

Bobó Maravilha da EMEI Maria De Lourdes Lucarelli Perez, elaborado pelas cozinheiras Jandira de Sousa de Freitas e Tania de Souza Menezes.

Balaio de Frango da CEI/EMEI Prof.ª Vera da Silva Santos (Fazendinha), elaborado pelas cozinheiras Glaucia Soares Viana, Angela Maria da Silva e Maria Aparecida Rodrigues de Meira.

O engajamento das equipes foi tão perceptível que outras categorias também foram premiadas:

Prêmio Revelação: CEI Maria Elma Mansano

Prêmio Emoção: EMEF Lúcio Jacinto

Prêmio Apresentação Técnica: CEI Thereza Yanesse

Prêmio Criatividade: EMEF Gardelin

Prêmio Melhor receituário: EMEF Jane Focesi

As participantes receberam medalhas pela participação no concurso e concorreram ao sorteio de prêmios que foram doados por parceiros do projeto, comerciantes e fornecedores locais, que aderiram ao objetivo de valorização do trabalho das cozinheiras.

O prefeito Aguilar Junior declarou que o projeto se tornou uma referência na educação, agradeceu o empenho e dedicação de todos os envolvidos e disse às cozinheiras: “Vocês fazem a diferença na vida das nossas crianças. Parabéns”.

A equipe vencedora, da EMEF Euclydes Ferreira, também foi convidada pelo prefeito a participar da abertura do Festival Gastronômico Caraguá a Gosto.

Após a cerimônia, os convidados se divertiram numa festa com muita música e animação e todos puderam saborear o prato vencedor!

O Concurso

O Chef Caraguá é uma competição culinária idealizada pelo setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Caraguatatuba e conta com o apoio da empresa Convida Refeições, empregadora das cozinheiras.

O objetivo é desenvolver novas preparações saborosas e saudáveis para a alimentação escolar, além de valorizar e incentivar o trabalho das cozinheiras.

Pré-requisitos: utilizar somente produtos fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Temperos cultivados nas hortas escolares também são permitidos.

Critérios avaliados: sabor, apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional, praticidade e aceitação das crianças.

Foto: Divulgação/PMC

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.