• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Sabesp instala equipamento para melhoria do abastecimento em Caraguatatuba

Novo mecanismo visa setorizar o abastecimento em momentos de maior demanda em consumo de água nos bairros Cidade Jardim, Sumaré, Martim de Sá, Casa Branca e Olaria.

Foto: Divulgação/PMC

A Sabesp executou na entrada do bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba, a instalação de um novo equipamento para melhoria na setorização do abastecimento nos bairros Cidade Jardim, Sumaré, Martim de Sá, Casa Branca e Olaria, beneficiando um total de 8 mil pessoas.

Para a realização do trabalho, foi necessário um planejamento prévio de 30 dias que envolveu a participação de 12 profissionais da Companhia, visto tratar-se de uma operação complexa, com interrupção do abastecimento durante cinco horas no período noturno (horário de menor consumo/impacto pela população).

O mecanismo integra as ações para o combate a perdas de água (vazamentos), e nesse sentido, a Sabesp vem realizando frequentemente ajustes e inovações em sua malha de atendimento (redes de distribuição de água), utilizando o que há de mais moderno com relação à tecnologia hidráulica.

Em relação à região do Cidade Jardim e bairros do entorno, além do crescimento populacional, um fator que acarreta sobrecarga das redes de abastecimento é a sazonalidade resultante do aumento do número de usuários durante a temporada de verão.

Conforme explica o gerente operacional da Sabesp em Caraguatatuba, Pedro Rogério de Almeida Veiga, a variação no consumo de água influencia totalmente no comportamento dos sistemas exigindo constantes adaptações.

“Com base na demanda de consumo, podemos controlar a quantidade de água fornecida, garantindo a qualidade no abastecimento e economia com relação ao desperdício”, concluiu o gerente.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.