• Fonte: Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião inaugura novo rancho dos pescadores do bairro São Francisco no domingo

O rancho é o local que abriga todas as canoas, barcos, redes e demais instrumentos de pesca, necessários para dar continuidade à sobrevivência do pescador.

Foto: Divulgação/PMSS

A Prefeitura de São Sebastião inaugura no domingo (30), às 15h, o rancho de pesca “São Francisco”, localizado no bairro de mesmo nome, região central da cidade.

O intuito é preservar a cultura caiçara e valorizar os pescadores da cidade, que conta com sete ranchos municipais espalhados de Costa Norte a Sul.

O Governo Municipal já inaugurou o Rancho dos Fortunatos, na Praia da Figueira; também dos Pararangas, no Porto Grande, ambos na região central, e o “Joaquina Peixoto de Oliveira”, na Enseada, Costa Norte do município, precisou ser reconstruído depois de ser danificado pelo fogo em 2017.

Além dos ranchos municipais, ainda existem, ao longo da cidade, mais 22 ranchos particulares, construídos nos fundos das propriedades caiçaras e em faixa de marinha.

O rancho é o local que abriga todas as canoas, barcos, redes e demais instrumentos de pesca, necessários para dar continuidade à sobrevivência do pescador. Eles são padronizados com piso de concreto, esteio de madeira maciça, alvenaria de entorno de até 1 m com fechamento de madeira treliçada até o telhado, coberto com telha de cerâmica.

De acordo com o prefeito Felipe Augusto, a Prefeitura trabalha e está na defesa dos pescadores. “Estamos falando do sustento de centenas de pescadores e de suas famílias, então, vamos defender o que for positivo para eles e nossa cultura. Queremos ainda construir um rancho em Barra do Sahy para dar mais segurança aos pescadores do local”, finalizou.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.