• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Unidade do CAPS II é inaugurada no Sumaré, em Caraguá, para atender mais 1 mil pacientes

O local será referência para tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais considerados severos, bem como depressões graves.

Foto: Divulgação/PMC

A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, entregou oficialmente na quinta-feira (27/06) o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do bairro Sumaré, localizado na região central da cidade.

O CAPS receberá espaço para consultas médicas, Centro de Convivência, atividades recreativas terapêuticas e treinamento de equipes.

O local será referência para tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais considerados severos, bem como depressões graves. Segundo a Secretaria de Saúde, serão atendidos 1.023 pacientes no local.

No antigo espaço localizado no Jardim Primavera ficará o Ambulatório de Saúde Mental, onde serão atendidos 552 pacientes com casos mentais mais moderados.

O coordenador geral do Programa Saúde em Ação do Estado, Ricardo Tardelli, disse que é de extrema importância a parceria existente entre o Estado e o município de Caraguatatuba para a efetivação de políticas públicas, em especial, na área da Saúde.

Segundo o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, entregar equipamento de saúde é sempre muito melhor. “É isto que temos feito nos dois anos de administração. Queremos que o Governo do Estado nos tenha mesmo como grande parceiro, sobretudo na área da Saúde”, afirmou.

O prefeito também falou sobre a alegria de inaugurar mais um Caps no município. “Entregamos há poucos dias a UBS Sumaré, e hoje, de forma muito especial, com a inauguração do Caps, sentimos o quanto é prazeroso vivenciar a inclusão de mais de mil pessoas, que serão atendidas aqui. Esta é a nossa proposta, de um governo humanizado que sabe fazer e sabe cuidar”, ressaltou.

A construção ocorreu em um terreno doado pela Prefeitura e será um anexo da Unidade Básica de Saúde do bairro, que foi entregue no ano passado.

Outra unidade

Já no segundo semestre, Caraguatatuba ganha mais uma unidade do CAPS, desta vez no bairro do Perequê-Mirim. Trata-se de uma unidade Álcool e Drogas.

São investidos no local cerca de R$ 2 milhões, através de verba do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O local receberá espaço para consultas médicas, Centro de Convivência, atividades recreativas terapêuticas e treinamento de equipes. Estão previstos espaço de acolhimento, banheiro adaptado feminino e masculino, sala de atendimento individualizado, sala de medicação, sala de arquivos, posto de enfermagem, sala administrativa, sala de reuniões, refeitório, convivência, cozinha, vestiário, rouparia, almoxarifado, sala coletiva, depósito de resíduos e sala de expurgo.

O CAPS-AD será voltado aos pacientes da região Sul atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Com a entrega do prédio, os pacientes não precisarão mais se deslocar até o centro da cidade.

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.