- G1 Vale do Paraíba e Região
Paciente é diagnosticado com malária em São Sebastião
Esse foi o primeiro caso registrado da doença na cidade neste ano. Foram apenas duas ocorrências no ano passado.

Um morador de Toque-Toque Grande, em São Sebastião (SP), foi diagnosticado com malária. Ele foi atendido na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Centro no último fim de semana. Um exame de laboratório atestou positivo para doença nesta segunda-feira (1º).
A informação foi divulgada pela prefeitura, que informou que o paciente teve sintomas brandos da doença. Ele já recebeu alta.
Este foi o primeiro caso da doença em 2019 no município. Em todo ano passado foram duas ocorrências. A malária é causada pelo mosquito do gênero Anopheles. As imediações da casa do paciente são alvo de ação da Vigilância Epidemiológica para bloqueio.
A prefeitura suspeita que o caso possa ser importado, já que o paciente relatou que esteve no mês passado em Minas Gerais. Um dos criadouros do mosquito são plantas, como bromélias, que acumulam água.
A Secretaria Estadual da Saúde informou que até março haviam sido contabilizados quatro casos de malária em São Paulo. A pasta vai atualizar os números, a pedido do G1, na manhã desta terça-feira (2).
Malária
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Toda pessoa pode contrair a malária, mas é comum a doença acometer quem vive em áreas próximas à mata. A doença não é contagiosa.
Os principais sintomas da malária são febre alta, calafrios, tremores, sudorese, dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica, em dias intercalados. Muitas pessoas, antes de apresentarem estas manifestações mais características, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.