• Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Caraguatatuba inova e utiliza robótica na educação

O projeto chamado “Robótica para Inclusão” atua com alunos a partir dos 10 anos de idade e vai até o Ensino Médio, podendo também ser aplicado em projetos de cursos do Ensino Superior.

Foto: Lucas Camargo/PMC

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba implementou um projeto inovador que está aplicando atributos da robótica para promover a inclusão educacional e promover a qualidade do ensino, de maneira democrática e ética, em respeito a multiplicidade humana.

O projeto chamado “Robótica para Inclusão” é uma parceria entre o setor de Informática Educativa com a Divisão de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação.

Atualmente são utilizados robôs LEGO® MINDSTORMS® Education EV3, que são uma solução de robótica educacional, relacionado ao aprendizado de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O projeto atua com alunos a partir dos 10 anos de idade e vai até o Ensino Médio, podendo também ser aplicado em projetos de cursos do Ensino Superior.

Coordenado pelos servidores da Informática Educativa, Rúbia Moreira Costa, Bruno Nacano e Leandro Andrade, atualmente as atividades são desenvolvidas no CRIES Tinga. Os alunos são atendidos por psicólogos da unidade que os encaminham para participarem de atividades que envolvem o desenvolvimento motor e lógico, além de introdução de princípios do trabalho em grupo e resolução de problemas.

O próximo passo é ampliar o trabalho e levar o projeto para os demais CRIES.

CRIES

Os CRIES – Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social são espaços de intervenção especializada, que englobam ações de Educação, Saúde e Assistência Social. Temos três unidades no município, divididos entre as regiões Sul, Centro e Norte. Atualmente contam com a supervisão da Prof.ª Maria Thereza, da Divisão de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação.

Sempre em busca de novas tecnologias

Caraguatatuba mantém seu olhar sempre atento ao uso de novas tecnologias que possam ser aplicadas à educação. Uma delegação de Caraguatatuba esteve no dia 27 de junho visitando a sede da Google do Brasil onde foram apresentadas novas tecnologias voltadas ao setor.

Foto: Lucas Camargo/PMC

[ Charge ]_______________________________

Deixe aqui sua opinião de tema e comentários

Obrigado! Mensagem enviada.